Assembleia Diocesana conclui 3 anos  de “encontro, escuta e discernimento”
Compartilhe

Acontece neste final de semana, de 26 a 28 de novembro, a fase final da 8ª Assembleia Diocesana de Ação Evangelizadora. O processo de “encontro, escuta e discernimento” teve início em 2019 e precisou ser interrompido por conta da pandemia. Para o bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Vicente Costa, “precisamos estar abertos às surpresas do Espírito Santo”. A Assembleia votará as propostas que comporão o Novo Plano Diocesano de Ação Evangelizadora.
A 8ª Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora percorreu um longo caminho até chegar ao seu encerramento, neste final de semana. Em 2019, os trabalhos tiveram início com estudos, especialmente das “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023”, Documento 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em seguida, foram realizadas as Assembleias Paroquiais, momento em que as 66 paróquias da Diocese puderam rever, avaliar e programar as ações da pastoral paroquial. Em 2020, as Assembleias Regionais tiveram início em janeiro, com os delegados paroquiais trazendo as contribuições de suas paróquias para o Plano Diocesano de Ação Evangelizadora. As assembleias regionais foram interrompidas em março do ano passado, por conta da pandemia.
Os trabalhos foram retomados em junho de 2021, com os encontros de formação para os delegados paroquiais, em preparação à 2ª Sessão para Assembleia Regional de Pastoral, que aconteceu em agosto. Nessas reuniões, foram apresentadas e aprovadas as propostas para o Plano Diocesano de Ação Evangelizadora, que estão sendo apresentadas neste final de semana para a aprovação final, em nível diocesano.
Para o bispo diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, três ações estiveram presentes em todo a jornada da Assembleia Diocesana: “encontrar, escutar e discernir”. É preciso encontrar com Deus na oração e com os irmãos, encontro que exige “abertura, coragem, disponibilidade para se deixar interpelar pelo rosto e a história do outro”, diz Dom Vicente. Na Igreja, “os que recebem o serviço da coordenação – bispos e presbíteros – não podem deixar de escutar os outros, de caminhar junto com os outros”, lembrou o bispo. Diante disso, é preciso discernir a resposta que devemos dar à escuta dos outros. “É o Espírito Santo que nos ajuda a discernir o melhor caminho a seguir, qual opção mais adequada a escolher”, destaca Dom Vicente.
Lembrando as palavras do Papa Francisco, Dom Vicente exorta a todos a estarem abertos à ação do Espírito: “Sejamos peregrinos enamorados do Evangelho, abertos às surpresas do Espírito Santo. Não percamos as ocasiões de Graça do encontro, da escuta recíproca, do discernimento. Com a alegria de saber que, enquanto procuramos o Senhor, é Ele quem primeiro vem ao nosso encontro com seu amor.”

Novo Plano Diocesano de Ação Evangelizadora
A Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora acontece desta sexta, dia 26, até domingo, dia 28, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba. Estarão presentes todos os Presbíteros da Diocese de Jundiaí, os Diáconos Permanentes representantes das 11 Regiões Pastorais, quatro delegados de cada paróquia, coordenadores diocesanos de Pastorais Específicas e dos Movimentos Eclesiais, representantes das Novas Comunidades, representantes dos Religiosos e Religiosas (CRB Nível Diocesano) e seminaristas diocesanos. Os demais Diáconos permanentes e delegados paroquiais e outros membros do Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora (CDAE), deverão participar de toda a Assembleia por videoconferência.
Durante os três dias, os participantes da Assembleia discutirão e votarão as propostas vindas das Assembleias Regionais, em torno dos quatro pilares que nortearam todo o processo: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. Também avaliarão a viabilidade dos projetos apresentados, assumindo compromissos de ação. Todas essas discussões, votações e compromissos resultarão no Novo Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, que deve nortear as ações pastorais da Diocese de Jundiaí nos próximos anos.

Oração pelas Assembleias Pastorais

Ó Deus de bondade e misericórdia, presente no meio de nós,
em nossos campos e cidades:

Nós vos agradecemos pela história de vida e evangelização
da nossa querida e amada Diocese de Jundiaí.
Enviai-nos o Espírito Santo para que nossa Assembleia
nos confirme na fé e nos conserve sempre
unidos no caminho a ser trilhado.

Alicerçadas em Cristo Jesus, nossas Paróquias,
comunidades eclesiais missionárias, sejam
verdadeiras “casas” abertas para todos.

Revelai-nos, pela luz sempre renovada do Espírito Santo,
os caminhos que devemos seguir,
orientados por vossa Palavra, sempre viva e eficaz.

Fortalecidos pelo Pão que alimenta e que dá vida,
que nós tenhamos a coragem de sermos discípulos e
discípulas de Jesus Cristo,
nesta cultura urbana em que vivemos,
para que o nosso ser e agir, sejam expressões daquilo
que cremos e celebramos na Sagrada Liturgia.

Concedei-nos os dons necessários para agir com Caridade,
tocando a carne do Cristo crucificado e ressuscitado
na pessoa dos mais sofredores e necessitados.

Dai-nos coragem e sabedoria para que nossa Igreja
Particular de Jundiaí,
em sua Ação Missionária,
saiba evangelizar os novos ambientes da cultura urbana.

Acompanhe-nos a Virgem Maria, a Nossa Senhora do
Desterro, nossa santa Padroeira, com sua proteção
maternal e intercessora,para praticarmos o que vosso
Filho nos diz: “Quem quiser ser o maior, no meio de vós,
seja aquele que vos serve” (Mc 10,43).

Assim seja!