A Igreja no Brasil – 19/11/2021
Compartilhe

Ano Jubilar Missionário – O ano de 2022 será marcado pela celebração da vida missionária na Igreja, missão que se faz sem fronteiras para alcançar a todas as pessoas e de todas as nações. Com o tema “A Igreja em estado permanente de missão” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), o Ano Jubilar Missionário terá sua abertura oficial neste sábado, dia 20, às 20h, em live transmitida oficialmente pelas redes sociais da CNBB.

Manifesto pela Jornada Mundial dos Pobres – As organizações e entidades que estiveram à frente da realização, no Brasil, das ações em torno da V Jornada Mundial dos Pobres, convocada pelo Papa Francisco, divulgaram no último sábado, dia 13, um manifesto no qual denunciam aspectos da realidade brasileira que agravam a situação em que vivem os empobrecidos e empobrecidas. “Denunciamos o cenário vergonhoso de descaso e de sofrimento dos pobres que se instaurou no Brasil. Observamos o aumento exponencial de pessoas em situação de empobrecimento e o agravamento do que os especialistas chamam de ‘pobreza extrema’”, diz o documento.

Associação Brasileira de Médicos Católicos – Foi oficializada no último domingo, dia 14, a Associação Brasileira de Médicos Católicos (ABMC), com o apoio da CNBB. A organização com os profissionais de saúde surgiu da articulação de entidades diocesanas que prepararam o 4º Congresso Brasileiro de Médicos Católicos, realizado nos dias 12 a 14 de novembro, em Brasília (DF). O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, esteve presente na cerimônia de criação da ABMC. Para ele, com a associação em nível nacional, “espera-se que a conexão entre a medicina e a fé cresça ainda mais”.

Pastoral Afro-brasileira aprofunda reflexões sobre sua missão – A Pastoral Afro-Brasileira celebrou, no último dia 6, a 25ª Romaria das Comunidades Negras Católicas ao Santuário Nacional de Aparecida, com a missa inculturada na casa da Mãe Aparecida, a “Negra Mariama”. Na pauta da Pastoral, está a proposta apoiada pelos bispos do Brasil de se aprofundar a reflexão sobre o trabalho evangelizador a partir da realidade concreta das comunidades afro-brasileiras, tendo o povo negro “como protagonista na construção de um mundo de paz”.

Documento para discernimento – A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem agora seu Documento para o Discernimento, fruto do processo de escuta realizado nos últimos meses. Como o Documento indica em sua Introdução, “a participação ativa de tantas pessoas tem sido uma graça, uma forte experiência de sinodalidade”. Por isso, nos convida a lê-lo “em atitude de oração e discernimento”, procurando responder às perguntas sugeridas, que “nos convidam a contemplar os diferentes aspectos ligados a cada um dos temas centrais”. O documento pode ser acessado no site: https://asambleaeclesial.lat/
que é um sínodo? – Está disponível no hotsite do Sínodo 2021-2023, no Portal da CNBB, um vídeo sobre “o que é um Sínodo”. A animação preparada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) explica do que se trata esse tipo de evento realizado na Igreja Católica e apresenta temas e datas da XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo caminho foi iniciado no último mês de outubro. Acesse o site: https://www.cnbb.org.br/sinodo2023/

Comissões Episcopais da CNBB apresentam trabalhos na TV – As Comissões Episcopais Pastorais da CNBB ganharam um novo espaço para apresentar suas ações. Trata-se de um quadro que acontecerá uma vez por semana, às quartas-feiras, no programa “Igreja em Saída – Igreja no Brasil”, da TV Aparecida. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, de 11h35 às 11h45, com apresentação do jornalista Zé Eymard. As Comissões da CNBB poderão apresentar seus trabalhos e projetos, por meio de um vídeo curto, gravado por assessores e bispos.