Dia Mundial das Missões  e Coleta Missionária
Compartilhe

A Igreja celebra neste penúltimo domingo de outubro, o Dia Mundial das Missões, data celebrada desde 1927. Como gesto concreto, em todas as Igrejas do mundo será feita a Coleta Missionária neste sábado e domingo, dias 23 e 24 de outubro. Toda a arrecadação será encaminhada às obras missionárias da Igreja.
O Dia Mundial das Missões foi criado com o objetivo de incentivar, nas igrejas locais, a cooperação missionária mediante a oração, os sacrifícios e as ofertas. Em sua encíclica “Redemptoris Missio”, o Papa São João Paulo II destaca que esse dia, “orientado à sensibilização para a questão missionária, mas também para a coleta de fundos, constitui momento importante na vida da Igreja, porque ensina como dar a contribuição: na celebração eucarística, ou seja, como oferta a Deus, e para todas as missões do mundo” (n. 81).
A Coleta Missionária é de responsabilidade das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organismos oficiais da Igreja Católica vinculados à Congregação para a Evangelização dos Povos, que realizam essa ação desde 1972. Oitenta por cento dos recursos são enviados à Congregação, que faz circular um fundo universal de solidariedade, mantendo 1.050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. Os vinte por cento restantes ficam no Brasil e mantêm os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias existentes no país.
Neste ano, para aqueles que desejarem fazer a sua doação sem sair de casa, as POM disponibilizam a transferência por PIX, tornando mais fácil o acesso. A chave pix é o email: pom@pom.org.br .

Deixe comentário