29º Domingo do  Tempo Comum
Compartilhe

por Diác. Edson Aparecido de Moura
Capela Militar São Luís Gonzaga 2°GACL Ordinariado
Militar do Brasil

O Evangelho do 29º Domingo do tempo comum nos lembra, mais uma vez, que a lógica de Deus é diferente da lógica do mundo, que devemos deixar os nossos projetos pessoais e fazer da nossa vida um serviço aos irmãos. É o que Jesus ensina no Evangelho aos discípulos e a cada um de nós que, a seu exemplo, veio parar servir e não para ser servido; deixar de lado os interesses pessoais é a lógica daqueles que querem seguir Jesus, deixar poder e ambições desmedidas para estar a serviço dos irmãos.
Nosso Senhor continua a percorrer seu caminho a Jerusalém e continua a sua catequese aos seus discípulos, já um tanto preocupados com os episódios anteriores, mesmo assim, relembra novamente qual será o seu destino final em Jerusalém, ser entregue, morto e ressuscitar. Neste caminho percorrido por Jesus e os discípulos, caminho mais espiritual do que geográfico, Jesus vai catequizando os seus quanto às exigências do Reino, tem a impressão que eles ainda não compreenderam a lógica de Deus e do Reino que passa pela cruz.
Na primeira parte do texto de hoje vemos claramente no pedido de Tiago e João esta
“escravidão” pela lógica do mundo, pois ao pedirem um lugar ao lado de Jesus no Reino Glorioso, demonstram estar interessados em garantir um lugar de honra, poder e grandeza, ou seja, ainda não compreenderam a catequese de Jesus, estão presos a projetos pessoais.
Jesus relembra que para isso deverão beber do cálice e serem batizados com o mesmo batismo d’ELE, caminho de entrega total da vida ao próximo e às exigências do Reino, e até que ponto uma resposta sincera deles, mas não lhes promete atender tal pedido até mesmo para que o discípulo não trabalhe pela recompensa e sim que ela seja o resultado de sua entrega e serviço.
Na segunda parte vemos a indignação dos outros discípulos, não pelo pedido simplesmente, mas pela a antecipação dos dois irmãos, pois eles tinham a mesma intenção e novamente Jesus aproveita para catequizá-los mostrando que esta é a lógica do mundo, cita o exemplo dos chefes deste mundo que escravizam e tiranizam os seus súditos, mas que entre eles não deve ser assim, a lógica de Deus e Seu Reino está em servir, a exemplo de Jesus que veio para servir e não para ser servido. De fato, desde a encarnação até o seu último dia entre nós a Vida de Jesus foi totalmente de entrega ao projeto do Pai e dos irmãos, nunca se deixou seduzir por projetos pessoais, isso nos inspira a ser como Ele, a começar dentro de nossa Igreja Doméstica, nossa casa e nossa família, devemos “gastar” nossa vida em favor dos outros, buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais nos virá por acréscimo.
Jesus é o centro de toda a nossa vida, o Evangelho de hoje nos convida a nos espelhar na sua humanidade, de serviço e entrega total para o Reino, ou seja, para cada um de nós fazer parte deste Reino, pois somos filhos de Deus e como tal devemos refletir esta filiação, reconquistada a preço do Sangue precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz.
A exemplo dos discípulos que tiveram dificuldade para compreender a lógica de Jesus e do Reino, nós também podemos ter a mesma dificuldade, mas temos a assistência do Espírito Santo que nos ajuda a discernir, temos também a Igreja que é esposa de Jesus como mãe e mestra, e dela recebemos os Sacramentos, para que possamos também nós seguir rumo à mesma Jerusalém Celeste na qual o Senhor espera com um lugar reservado a cada um de nós.

Deixe comentário