Processo de beatificação de Padre Bento  está na fase comprobatória
Compartilhe

Segundo padre Gabriel Vital, antigo pároco da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, o processo de beatificação do Padre Bento está na fase de elaboração da “positio”, documento que atesta que o Servo de Deus viveu sua vida de acordo com os valores evangélicos. A afirmação foi feita durante a solenidade de entrega da Medalha Padre Bento, ocorrida no último dia 16, na Câmara de Vereadores, que nesta edição homenageou João Silva Filho, Ministro da Eucaristia que atua na divulgação da vida e obra de Padre Bento nas redes sociais.
Segundo Pe. Gabriel Vital, o processo encontra-se em Roma desde 2003, recebeu o “nihil obstat” (nada consta em contrário), tendo como postulador o Dr. Waldery Wilgeman. A fase é a de elaboração da “positio”, documento que atesta que o Servo de Deus praticou as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e cardeais (prudência, justiça, temperança e fortaleza), a humildade e os conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência) em grau heroico, se teve fama de santidade na vida, na morte e depois da morte ou se é mártir (foi assassinado por ódio à fé). Esse documento está sendo produzido pela Dra. Eunice dos Santos, faltando ainda preencher algumas lacunas históricas da vida do Servo de Deus.
Na sequência, a Congregação para Causa dos Santos, por meio de seu conselho, deverá aprovar a “positio” anexando os possíveis milagres e enviando ao Consistório (Conselho de Cardeais) para que sejam aprovadas as virtudes heroicas do Servo de Deus. Com isso, o Papa poderá aprovar a recomendação do consistório e declarar “Venerável” o candidato à santidade. Na fase seguinte, tendo ouvido o parecer da Congregação da Causa dos Santos e do Consistório, o Papa declara-o “Beato” e, tendo mais um milagre ou motivo relevante (virtude heroica ou dispensa de um segundo milagre), o declara “Santo”.
Padre Gabriel exortou a todos a pedirem em suas orações a intercessão do Servo de Deus Padre Bento junto a Jesus, para que um dia a Igreja o declare santo, e que imitemos as suas virtudes, como ele foi imitador de Jesus Cristo pobre e servo de todos. “Peçamos as graças que precisamos e até mesmo, se for da vontade de Deus, os milagres podem acontecer em nossas vidas e na vida da Igreja”, concluiu.

Deixe comentário