Mês Vocacional: “Cristo nos salva e nos envia”
Compartilhe

Na Igreja, o mês de agosto é tradicionalmente reservado para as reflexões sobre as vocações. Neste ano, o tema para o mês vocacional será “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou cartaz e subsídios para reflexões. A abertura do mês está marcada para este sábado, dia 31.
O tema escolhido para o Mês Vocacional 2021 vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit”. No documento, o Papa Francisco destaca três verdades que, segundo ele, são as coisas mais importantes a serem anunciadas, aquilo sobre o que nunca deveríamos nos calar e que todos precisamos sempre escutar.
Se em 2020 a animação vocacional do Brasil se deteve na primeira verdade como tema de aprofundamento do Mês Vocacional, com o tema: “Amados e chamados por Deus”, e o lema: “És precioso a meus olhos… eu te amo” (Is 43,4), neste ano de 2021 será aprofundando a segunda verdade. Por isso o tema: “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). A terceira verdade, que dá o nome à Exortação Apostólica “Christus Vivit” (Cristo vive), será aprofundada em 2022, já no clima do Ano Vocacional, marcado para 2023.
O subsídio que animará o Mês Vocacional de 2021 foi construído a várias mãos, envolvendo os organismos que compõem a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, bem como outras Comissões da CNBB. São seis roteiros de Leituras Orantes e cinco Rodas de Conversa, com temas relacionados às vocações específicas – cristãos leigos e leigas, família, catequistas, missão, vida consagrada, ministério ordenado, animação vocacional da juventude. Além disso, o subsídio oferece uma proposta de Terço Vocacional e uma Vigília Vocacional. No fim, uma reflexão a partir da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2021, cujo tema foi “São José: o sonho da vocação”.
Segundo dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, tal mensagem pode ser complemento para qualquer das propostas de celebração, nas três palavras chave vocacionais ali meditadas pelo Papa Francisco. “O chamado de Deus realiza nossos maiores sonhos; nossa resposta concretiza-se no serviço e na missão; essa vocação – chamado e resposta – vai amadurecendo através da fidelidade cotidiana”, disse.

Terço Vocacional

Para dar início as comemorações do Mês Vocacional 2021, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, juntamente com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil, realizará uma celebração de abertura neste sábado, dia 31, às 17h, por meio das redes sociais da CNBB (@cnbbnacional) e Edições CNBB (@cnbbedicoes).
O momento terá uma acolhida e motivação inicial que será feita pelo bispo auxiliar de Manaus e referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque. O terço vocacional terá a participação do assessor da Comissão, o padre João Cândido Neto, e dos membros do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil. Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, encerrará o momento.

Deixe comentário