Onda de frio: igrejas de São Paulo ficarão abertas – Várias igrejas da cidade de São Paulo estão abertas durante as 24 horas do dia, desde a última quarta-feira, dia 28, para abrigar moradores de rua. A iniciativa da Pastoral do Povo da Rua atende uma solicitação de Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, para proteger as pessoas em situação de rua da forte onda de frio que atinge o país nos últimos dias. Uma parceria da Pastoral com o Governo do Estado também possibilitou a acolhida em estações do Metrô da capital.

Comissão motiva agentes a participarem de processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe – A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB preparou um vídeo especial de motivação para que os agentes da ação evangelizadora da Igreja nos ambientes da cultura e educação participem do Processo de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM). O prazo final para encaminhar as contribuições para o processo de escuta termina no dia 30 de agosto. O vídeo pode ser acessado em: https://youtu.be/Z2Jnui0KiE4

Semana de mobilização para o enfrentamento ao tráfico de pessoas – Encerra-se nesta sexta-feira, dia 30, a segunda edição da campanha “Quanto vale a vida?”, organizada por organismos da CNBB e da sociedade civil. O objetivo é mobilizar e sensibilizar a Igreja e toda a sociedade brasileira sobre o tráfico de pessoas e o trabalho escravo na semana do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 30 de julho. Por causa da pandemia, este ano a mobilização será on-line com debates, lives e celebrações virtuais.

Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) aprova 20 projetos – O Conselho Gestor é formado por três representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e três representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), para gerir os recursos arrecadados pelo FNS com a realização da Coleta da Solidariedade da 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). Este ano, os recursos arrecadados durante a Campanha da Fraternidade Ecumênica vão apoiar projetos sociais relacionados a questões emergenciais ligadas à segurança alimentar, geração de renda e à prevenção da pandemia.

Bispos eméritos continuam colaborando com a missão evangelizadora da Igreja – Atualmente, o Brasil tem 162 bispos eméritos vivos, conforme dados divulgados pelo Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Os bispos eméritos, mesmo afastados de suas funções de governo nas dioceses, continuam a participar de atividades pastorais e a colaborar com a missão evangelizadora da Igreja. A Igreja estabelece a idade de 75 anos para a apresentação do pedido de renúncia ao Papa.