Jornada de Oração e Missão pela paz na Terra Santa – Em maio deste ano, o Papa Francisco expressou sua preocupação com a região tão especial para os católicos e cristãos. Francisco chamou a atenção para os conflitos armados na Faixa de Gaza, em Israel, responsável por inúmeras mortes, inclusive de muitas crianças. Por esse motivo, a Jornada de Oração e Missão do próximo dia 1º de agosto será dedicada à Terra Santa, propondo que que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar pela paz naquele país. Faça parte desta corrente de oração e nas redes sociais utilize a hashtag #rezepelaterrasanta.

12º Mutirão de Comunicação: 5.600 inscritos – Tem início nesta sexta-feira, dia 23, a 12ª edição do Mutirão de Comunicação, que será realizado pela primeira vez totalmente on-line, com 5.600 inscritos. A temática principal é “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”, que leva em conta a urgência de respostas efetivas aos desafios para a defesa da dignidade e da liberdade humanas, em destaque na comunicação, nas várias sociedades. O evento contará com conferências, momentos para reflexão e diálogo, oração e celebração eucarística.

Celebração de Ação de Graças pela presença missionária no Haiti – No último sábado, dia 17, uma celebração na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília, marcou a nova fase do Projeto Missionário Intecongregacional Nazaré, que é mantido pela Igreja no Brasil no Haiti, desde 2010. Presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portela Amado, a celebração teve um caráter de ação de graças pela conquista de um novo passo no projeto: a construção de uma casa para a comunidade religiosa no mesmo bairro atingido pelo terremoto em 2010, que deixou mais de 300 mil mortos e milhares de desabrigados.

Papa Francisco doa respiradores e medicamentos para a diocese do Maranhão – O Papa Francisco doou, na última semana, 6 respiradores artificiais à diocese de Carolina, no Maranhão, para auxiliar no combate ao coronavírus. Segundo o bispo diocesano, dom Francisco Lima Soares, os aparelhos foram destinados aos municípios de Montes Altos (2), Estreito (2) e Carolina (2), os mais necessitados da diocese.

Conselho promove formação sobre o processo de escuta para Assembleia Eclesial – O Conselho Missionário Nacional (COMINA), organismo vinculado a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, promove uma formação em vista de maior compreensão e participação dos Conselhos, das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e dos grupos e organismos missionários no Processo de Escuta para Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. Com o tema “Assembleia Eclesial e missionariedade a partir de Aparecida”, a formação será no próximo dia 31, às 19h30, através da plataforma Zoom e não requer inscrição. O evento pode ser acessado pelo site: www.pom.org.br