“Vocação: Graça e Missão” é o tema do Ano Vocacional 2023 – Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e considerando as sugestões e reflexões nas várias reuniões, a Comissão Central do Ano Vocacional escolheu como tema do Ano Vocacional 2023 “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). A divulgação aconteceu na última terça-feira, dia 13. O tema se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”. Já o texto bíblico iluminador ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

Mutirão de Comunicação 2021 conta com mais de 5 mil inscritos – As inscrições do Mutirão de Comunicação foram encerradas “superando todas as expectativas”, conforme a comissão organizadora. São mais de 5 mil comunicadores que se inscreveram para a 12º edição do evento, que tem como tema principal “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas” e acontecerá nos próximos dias 23 e 24. Mais de 50% dos participantes que se inscreveram se identificam como agentes da Pastoral da Comunicação.

CNBB dá início a processo interno de adequação à LGPD – Responsáveis por diversos setores no Secretariado da CNBB, em Brasília (DF), participaram, na manhã da última sexta-feira, dia 9, de uma formação a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A reunião, de forma virtual, foi a primeira etapa da aplicação de um projeto de adequação das rotinas na sede da entidade. Na oportunidade, foram aprofundados os fundamentos da LGPD, ressaltando o princípio da dignidade humana na norma, a partir da ideia de que a proteção dos dados pessoais é um direito fundamental dos cidadãos brasileiros.

Pastorais se articulam para o processo de escuta da Assembleia Eclesial – Além das dioceses e organismos, as pastorais da Igreja no Brasil também estão empenhadas na promoção de atividades de formação e de orientação sobre o processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que será realizada em novembro, presencialmente na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe. O processo de escuta vai nortear os trabalhos na e receberá até o fim de agosto as contribuições, que podem ser enviadas individualmente ou de forma comunitária. Para maiores informações, acesse o site: https://asambleaeclesial.lat/escucha/

13º Encontro de Diálogo Bispos e Empresários – A Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, e a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE UNIAPAC Brasil) – organismo vinculado à comissão, realizam no dia 11 de setembro, virtualmente, o 13º Encontro de Diálogo Bispos e Empresários, que terá como tema: “Por que precisamos da Economia de Francisco?”. “O tema escolhido é uma resposta ao chamado do Papa Francisco, diante da necessidade de um sistema mais justo, digno e humano, onde os empresários têm papel fundamental”, destaca o diretor executivo Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Lúcio Flávio Machado.