Flor do Carmelo: nossa proteção

por Paula Araújo – (PASCOM Carmo Itu)

16 de julho é o dia em que celebramos a memória de Nossa Senhora do Carmo – uma das aparições e festas mais antigas de Maria, ocorrida no século XII a São Simão Stock, superior dos monges do Carmelo e conhecido como um piedoso carmelita, que, junto da Ordem, vivia grandes perseguições dos muçulmanos. Ao ver o cenário em que se encontravam, com a Ordem expulsa de Israel, São Simão pedia a Maria Santíssima seu socorro e proteção, através da oração: “Flor do Carmelo, videira florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar!”
No momento de sua aparição, a Virgem entregou-lhe o escapulário (do latim, escápula, que significa armadura, proteção) enquanto lhe dizia: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo aquele que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”, o que torna o escapulário um sinal sagrado e protetor na Igreja.
Ainda que antiga, a aparição faz-se atemporal pois Maria, mais uma vez, vem em nosso auxílio dando-nos caminho e proteção para enfrentarmos as situações adversas impostas pela vida, sem que nos descuidemos da fé e da caminhada em Cristo Jesus.
Portanto, neste dia, somos convidados por Ela a, revestidos de nosso escapulário e de Sua amorosa e materna proteção, voltarmos nosso olhar confiante a Jesus, nosso Pai e Pastor, a fim de nos conectarmos com nossa vida espiritual. Pois é através Dele que enfrentaremos as lutas e batalhas desta vida para que, um dia, alcancemos a graça da vida eterna ao lado Dele.
Em nossa cidade, que abriga o Convento de Nossa Senhora do Carmo, teremos a celebração de missas em quatro horários diferentes, possibilitando que os fiéis possam participar da festividade, ainda que com todas as restrições, que se darão às 7h, 9h, 12h e 18h (sendo essa última transmitida também nas plataformas digitais da Igreja), seguida da tradicional procissão que, devido à pandemia, se dará em forma de carreata às 19h30.
Não deixe de participar desse momento de fidelidade, dedicação e carinho a Maria, nossa Mãe e escudo que, todos os dias, nos leva rumo ao Pai.
Que sejamos todos conduzidos com a benção de Cristo e o amor de Maria!
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!