A Igreja no Brasil
Seminário sobre juventude e solidariedade – A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB realiza neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de julho, o “Seminário Civilização do Amor” sobre juventude e solidariedade, que tem como tema: “Florescer a civilização do amor”. O seminário pretende destacar a importância de uma juventude protagonista na sociedade e sensibilizar as juventudes do Brasil para ações concretas. O encontro será gratuito, de forma online, e as inscrições podem ser feitas pela internet: https://jovensconectados.org.br/
Comissão de Bioética critica classificação da velhice como doença – Em janeiro de 2022 deve entrar em vigor a nova edição da Classificação Internacional de Doenças, a CID 11, publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na lista, será incluída a velhice, sob o código MG2A. Membro da Comissão de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um dos fundadores da Pastoral da Pessoa Idosa, o médico geriatra e gerontólogo João Batista Lima Filho chama atenção para a decisão do organismo internacional e denuncia o “contrassenso social, econômico, cultural e ético”. “Para a Comissão de Bioética da CNBB, está claro que o envelhecimento faz parte da vida. Não é uma doença”, salientou o doutor João Batista em carta enviada à Presidência da CNBB.
Agência de Notícias Signis inicia suas atividades – Produzir e disponibilizar à Igreja no Brasil – a começar dos veículos de comunicação que com ela se identificam – e à sociedade brasileira um noticiário diário, conteúdo jornalístico informativo e opinativo com foco em temas eclesiais e sua especial relação com a realidade social, política, econômica, cultural e religiosa nacional, latino-americana e mundial. Esse é o principal objetivo da Agência de Notícias Signis, um projeto da Associação Católica de Comunicação Signis Brasil, cujas atividades iniciaram em junho. O lançamento do site específico está previsto para o mês de julho.
CNBB oferece curso sobre a LGPD para mitras e paróquias – Visando à formação e à instrução de todos os envolvidos com o dia a dia administrativo das mitras diocesanas e paróquias sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Edições CNBB em parceria com os escritórios Sarubbi Cysneiros Advogados Associados e Santa Cruz Consultoria Jurídica e Advocacia, oferecem o Curso de Adequação à LGPD para as dioceses. O curso prático é 100% online e dividido em 3 módulos, específicos para cada público-alvo. O primeiro módulo, para bispos e administradores diocesanos, terá início no dia 6 de julho. Há uma taxa individual de R$ 100. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas no site da Edições CNBB: https://www.edicoescnbb.com.br/curso-lgpd.