Diocese celebra Jornada de Oração pela Santificação do Clero

A Diocese de Jundiaí celebrou na manhã da sexta-feira, 11 de junho de 2021, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e a Jornada de Oração pela Santificação do Clero. Cumprindo os protocolos de segurança, com restrição de fiéis, se reuniram no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Jundiaí, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, 96 presbíteros, diáconos, religiosos e seminaristas. Os padres Adriano Ferreira Rodrigues e Salathiel Westphalen de Souza(Pe. Sala), que encontram-se em missão, respectivamente na África, e em Roraima, acompanharam a missa por meio das redes oficiais da Diocese.
Dom Vicente, em sua homilia, exortou os padres a anunciarem a Palavra como Jesus, a testemunharem e a edificarem o Reino de Deus. “Nós fomos ungidos pelo sacramento da Ordem para que possamos alimentar, santificar o povo de Deus, o povo Sacerdotal”. E citou o profeta Isaías: “Vós sois o sacerdote do Senhor.” Após destacar que a Igreja de Cristo é naturalmente sinodal, aquela que escuta, que partilha e de oração, o Bispo lembrou as virtudes de São José, cujo ano celebramos em 2021, e convidou os padres “ Sejamos pais como São José e padres que vivem sua unção, de coração confiantes, e que nós saibamos cultivar essa paternidade espiritual para o povo que o Senhor nos confiou ”.
Em seguida, os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais perante o Bispo Diocesano e o reafirmaram o compromisso de servir a Jesus Cristo, assumido no dia da ordenação.
Na mesma celebração foram abençoados os Santos Óleos dos Enfermos, usado no sacramento ministrado aos doentes; o Óleo dos Catecúmenos, destinado aos que se preparam para receber o Batismo; o Óleo do Crisma, que misturado com perfume, significa a plenitude do Espírito Santo. Este óleo é administrado no sacramento da Confirmação (Crisma), no sacramento da Ordem, para ungir ‘os eleitos’. Também é usado na dedicação dos altares, que indica Cristo na Igreja como pedra angular, como prescreve o ritual no Pontifical Romano.
A Missa dos Santos Óleos é prescrita pela igreja para a manhã da Quinta-Feira Santa, porém, por razões da pandemia do coronavírus, foi adiada pelo segundo ano consecutivo, assim podendo reunir os padres para a celebração deste dia que é marcado pela a unidade eclesial.
Antes da bênção final, Dom Vicente fez uma oração, diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e exortou os presbíteros a retornarem para suas casas com fome de Deus!