Paróquias celebram o Corpus Christi
Sem a possibilidade de realizar a procissão de Corpus Christi, com a confecção dos tradicionais tapetes nas ruas da cidade, as paróquias de Itu celebraram a festa do “Corpo e Sangue de Cristo” no último dia 3, com celebrações transmitidas pelas redes sociais e carreatas pelos bairros da cidade.
A expressão “Corpus Christi” vem da língua latina e tem como significado “Corpo de Cristo”. Para os católicos, é uma festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia, sendo a única situação em que o Cristo Eucarístico sai às ruas. É uma festa móvel, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII, tendo sido instituída oficialmente para toda a Igreja em 1264, pelo Papa Urbano IV. Esta solenidade entra no calendário litúrgico da Igreja para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados.
De acordo com Dom Orani João Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), a data “é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. (…) O texto bíblico mais evidente e claro sobre a doutrina da Eucaristia é o capítulo 6 de São João. Todo ele é um discurso Eucarístico de Jesus que disse ‘Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele’ (Jo 6,56). A Eucaristia é a realização da promessa de Jesus que disse: ‘Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos’ (Mt 28,20).”