Creio na Santa Igreja Católica
Compartilhe

por Pe. Daniel Bevilacqua Santos Romano
Vigário na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat – Salto/SP

A palavra Igreja vem do grego “ekkaléin” que traduzida temos “chamar fora”, significa uma convocação. É o povo convocado por Deus a se reunir em assembléia litúrgica e viver da Palavra e do Corpo de Cristo.
A Igreja de Cristo foi prefigurada na criação, preparada no Antigo Testamento e fundada pelas palavras e atos de Jesus com seu ápice na Sua morte e ressurreição, ela será consumada na glória do fim dos tempos. Com isso podemos afirmar que esta Igreja é no mundo um sacramento de salvação pois contém e comunica a graça de Cristo; não existe outro mistério de Deus a não ser Cristo.
Este mistério de Deus é manifestado na vida do Seu povo, Cristo como cabeça e nós o corpo. Seguimos e testemunhamos na comunidade de fiéis os sinais de Jesus Cristo: o amor e a unidade.
Possuímos quatro atributos de identificação da verdadeira Igreja de Cristo: Una, Santa, Católica e Apostólica. O que isto significa?
Os números 866 a 870 do Catecismo da Igreja Católica nos apresenta um resumo desses atributos:
“A Igreja é una: tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só Batismo, forma um só Corpo, vivificado por um só Espírito, em vista de uma única esperança, no fim da qual serão superadas todas as divisões.
A Igreja é santa: o Deus Santíssimo é seu autor; Cristo, seu Esposo, se entregou por ela para santificá-la; o Espírito de santidade a vivifica. Embora congregue pecadores, ela é imaculada (feita) de maculados. Nos santos brilha a santidade da Igreja; em Maria esta já é a toda santa.
A Igreja é católica: anuncia a totalidade da fé; traz em si e administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada a todos os povos; dirige-se a todos os homens; abarca todos os tempos; ela é por sua natureza, missionária.
A Igreja é apostólica: está construída sobre o fundamentos duradouros – Os doze Apóstolos do Cordeiro; ela é indestrutível; é infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa por meio de Pedro e dos demais apóstolos, presentes em seus sucessores, o Papa e o colégio dos Bispos.
A única Igreja de Cristo, que no Símbolo confessamos una, santa, católica e apostólica subsiste na Igreja católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele, embora fora de sua estrutura visível se encontre elementos de santificação e de verdade.”
Porém, vale lembrarmos, que a Igreja não é formada apenas pela hierarquia mas principalmente pela comunidade de fieis com seus mais diversos carismas, vocações, comunidades, movimentos e associações eclesiais. Todas frutos do Espírito Santo.
Vocês, caros leitores, se sentem partes desta Igreja?

Deixe comentário