Compartilhe

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil: 90 anos – A arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou com júbilo os 90 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira do Brasil, decretada pelo Papa Pio XI em 31 de maio de 1931, data em que a Igreja celebra a festa litúrgica da visitação de Maria a sua prima Isabel. No último domingo, dia 30, uma missa no Santuário Nacional, em Aparecida, presidida pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, deu início às celebrações. Na segunda-feira, dia 31, também aconteceu a abertura de uma exposição de fotos e o “Concerto da Padroeira”, ambos no Rio de Janeiro.

“É tempo de cuidar”: semana de arrecadação de alimentos – Entre os próximos dias 8 a 12 de junho, a Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” desenvolverá uma série de atividades com o objetivo de intensificar a arrecadação de alimentos em todo o Brasil. A ação é uma iniciativa da CNBB e da Cáritas Brasileira, fortalecida com a parceria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Uma série de ações está prevista para animação desses dias, como celebrações, lives e a realização de “drive thrus” em diversos pontos do país.

Relatório da CPT: 2020 foi o ano com mais conflitos no campo no Brasil desde o início do levantamento – A Comissão Pastoral da Terra (CPT), organismo vinculado à CNBB, lançou na última segunda-feira, dia 31, a 35ª edição do caderno Conflitos no Campo Brasil 2020. O relatório mostra que o número de ocorrências de conflitos no campo passou de 1.903 em 2019, para 2.054 em 2020, um aumento de 8%. A maior parte está concentrada na Amazônia Legal, com registro de 62,4% dos conflitos por terra. Os dados apontam que os povos indígenas representam 41,6% do total povos atingidos pelos conflitos.

Simpósio das Famílias: “O primeiro lugar da catequese é a família” – A presidência da CNBB participou do 11º Simpósio Nacional das Famílias, realizado de forma virtual no último sábado, dia 29. O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral, dom Joel Portella Amado, apontaram a importância da discussão sobre o tema “Família e Catequese”, proposto para o encontro. “O primeiro lugar da catequese é a família. Os pais e os avós são os primeiros responsáveis pela educação na fé e para a fé das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Cada família tem esta vocação: ser escola do amor e da fé, onde se aprende a escutar Deus, cultivar proximidade com Jesus”, destacou dom Walmor.

Episcopado brasileiro considera positiva a experiência da Assembleia on-line – A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida de forma online de 12 a 16 de abril, foi avaliada, de modo geral, como positiva pelo episcopado brasileiro. O resultado foi divulgado e apresentado durante a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB, o Consep, ocorrida no último dia 26. Cerca de 90% dos 254 participantes que responderam à avaliação apontaram o evento como “ótimo” ou “bom”.

Deixe comentário