“Casar e partilhar a vida é algo maravilhoso”
Compartilhe

Foi divulgado na última terça-feira, dia 1º, “O vídeo do Papa” com a intenção de oração para o mês de junho, que Francisco confia a toda Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa (antigo Apostolado da Oração). No contexto do Ano “Família Amoris Laetitia”, o vídeo tem como título “A beleza o matrimônio” e encoraja os jovens a embarcarem nesta jornada de compromisso, pois “casar-se e compartilhar a vida é algo maravilhoso”.
O Pontífice inicia a mensagem fazendo a seguinte pergunta: “Será verdade o que alguns dizem, que os jovens não querem se casar, especialmente nestes tempos tão difíceis?” Esse questionamento ecoa as dificuldades e complicações que muitas famílias e casamentos tiveram durante a pandemia. A taxa de casamentos, segundo alguns dados, vem diminuindo notavelmente desde 1972, a ponto de, em países como os Estados Unidos, atingir os pontos mais baixos da história. Além disso, em muitos países, a queda nas taxas de casamento foi acompanhada por um aumento na idade em que se casa. A média na Suécia, por exemplo, se aproxima agora aos 34 anos. Em termos de famílias, não se observa apenas que a proporção de filhos nascidos fora do casamento aumentou consideravelmente em quase todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas que se multiplicou o número de divórcios, que em alguns países chegam a mais da metade dos casamentos.
O confinamento, em muitos casos, gerou tensões e conflitos familiares e tornou a vida em comum uma tarefa mais árdua do que o normal. Porém, a mensagem do Papa encoraja a continuar: “É uma viagem trabalhosa, por vezes difícil, chegando mesmo a ser conflituosa, mas vale a pena animar-se. E nesta viagem de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos; Jesus os acompanha. O casamento não é apenas um ato social; é uma vocação que nasce do coração, é uma decisão consciente para toda a vida, que exige uma preparação específica.”
“Por favor, nunca se esqueçam disto: Deus tem um sonho para nós, o amor, e pede-nos que o tornemos nosso. Façamos nosso o amor que é o sonho de Deus”, pede o Papa na mensagem de vídeo, convidando todos a rezar “pelos jovens que se preparam para o matrimônio, para que cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência”. “Porque para amar é preciso muita paciência. Mas vale a pena, não é mesmo?”, concluiu Francisco.
Rede Mundial
de Oração
Todos os meses, o Papa Francisco compartilha as suas intenções de oração sobre os desafios da humanidade e da missão da Igreja. A Rede Mundial de Oração do Papa (antigo Apostolado da Oração) divulga estas intenções através de “O Vídeo do Papa”, que está completando cinco anos.
A iniciativa foi lançada em 2016 em nove línguas oficiais: espanhol, inglês, francês, alemão, holandês, árabe, e chinês tradicional. Com o passar do tempo, o projeto cresceu e foram acrescentadas outras línguas, como o vietnamita, o chinês simplificado, o polonês, o suaíle, o russo e o catalão. Este ano, fazem parte do grupo mais dois idiomas – o filipino e a língua Maya-Q’eqchi – completando 23 línguas. Hoje, os vídeos com as intenções de oração alcançaram mais de 155 milhões de visualizações nas redes sociais do Vaticano e parceiros, e foram citados por mais de 17.500 artigos na imprensa internacional. Os vídeos estão disponíveis no site da Rede Mundial de Oração do Papa.

Deixe comentário