Starrett completa 45 anos em Itu
Então prefeito Lázaro Piunti e Douglas R. Starrett descerram a fita de inauguração da empresa em Itu.

A vinda da Starrett para Itu não aconteceu por acaso. A empresa norte-americana estava no bairro de Santo Amaro (São Paulo) e buscava expansão para o interior.
Dentre alguns fatores, um fundamental foi a conversa entre João Baptista Tomba e Lázaro Piunti.
João Tomba – ituano – ocupava o cargo de diretor de produção e mais tarde seria o Diretor Superintendente. Em 1973 o prefeito de Itu era Lázaro José Piunti.
Piunti procurou então explorar o lado sentimental de João Tomba, que era tio de Maria do Carmo e noiva do prefeito na época. Piunti sugeriu e buscou convencer João Tomba da importância da vinda da fábrica para Itu.
Era a vontade íntima de João Tomba, embora ele se sentisse de certa forma tímido em explicitar esse sentimento. Evidentemente a solução dependeria de avaliação altamente técnica e o caminho a seguir foi feito vagarosamente.

João Tomba teve papel fundamental para a vinda da empresa a Itu.

A ideia foi levada à diretoria da empresa e o projeto seguiu seu curso. O fato é que o projeto foi aprovado nos EUA e a fábrica Starrett mudou-se para Itu, após adquirir terreno no bairro rural do Pinheirinho.
Subsídios
A Prefeitura garantiu a aprovação das leis necessárias, especialmente a lei de expansão urbana. Conseguiu a ampliação da rede de energia elétrica, o fornecimento de transporte público, pavimentação e o mais difícil: a construção de uma ponte na estrada de acesso à futura fábrica, pois a que existia era simplesmente de madeira.
Nessa ocasião, o jovem engenheiro Salvador de Campos Júnior, teve atuação destacada nas tratativas com o prefeito Lázaro Piunti, ambos conseguindo com o governo do Estado o financiamento de 50% da construção da obra.
Posteriormente, o jovem engenheiro Salvador seria Diretor Industrial da Starrett e anos depois o presidente da empresa no Brasil.

Convidados visitam a fábrica já em funcionamento.

Inauguração

A L.S. Starrett foi festivamente inaugurada em Itu no dia 20 de novembro de 1975 e já de início contando com 245 funcionários, sendo aproximadamente 200 recrutados em Itu e treinados na Escola Senai local.
Na inauguração se fez presente o alto mandatário da empresa dos EUA, Douglas R. Starrett. Em homenagem, Piunti decretou como Avenida Laroy Starrett o trecho ligando a cidade à fábrica, na estrada do Pinheirinho.
Além de Antony Mclaughlin, mais conhecido por Sr. Tony (presidente da empresa no Brasil), a equipe de 1º escalão era formada por João Baptista Tomba, Milton Pessoa Rezende, Ronaldo Matos, José Marques e o José Carvalho Monteiro na área do marketing.

Público presente no dia da inauguração, em 20 de novembro de 1975.

Reconhecimento público

Maria do Carmo Piunti, sobrinha de João Tomba, já era casada com Piunti em 1975, sendo a 1º dama do município na inauguração da Starrett. Hoje ela é vereadora e é de sua autoria um projeto de Lei concedendo o título de Reconhecimento Público à L.S. Starrett, projeto este, que foi aprovado por unanimidade na última Sessão da Câmara de Vereadores, ocorrida quarta-feira, 4 de novembro, às vésperas das comemorações dos 45 anos de instalação da fábrica em Itu.

Maria do Carmo, Lázaro Piunti, Sr. Tony e Douglas R. Starrett, com o decreto que denomina Avenida Laroy Starrett o trecho ligando a cidade à fábrica, na estrada do Pinheirinho