Starrett completa 45 anos em Itu
A vinda da Starrett para Itu não aconteceu por acaso. A empresa norte-americana estava no bairro de Santo Amaro (São Paulo) e buscava expansão para o interior.
Dentre alguns fatores, um fundamental foi a conversa entre João Baptista Tomba e Lázaro Piunti.
João Tomba – ituano – ocupava o cargo de diretor de produção e mais tarde seria o Diretor Superintendente. Em 1973 o prefeito de Itu era Lázaro José Piunti.
Piunti procurou então explorar o lado sentimental de João Tomba, que era tio de Maria do Carmo e noiva do prefeito na época. Piunti sugeriu e buscou convencer João Tomba da importância da vinda da fábrica para Itu.
Era a vontade íntima de João Tomba, embora ele se sentisse de certa forma tímido em explicitar esse sentimento. Evidentemente a solução dependeria de avaliação altamente técnica e o caminho a seguir foi feito vagarosamente.
A ideia foi levada à diretoria da empresa e o projeto seguiu seu curso. O fato é que o projeto foi aprovado nos EUA e a fábrica Starrett mudou-se para Itu, após adquirir terreno no bairro rural do Pinheirinho.
Subsídios
A Prefeitura garantiu a aprovação das leis necessárias, especialmente a lei de expansão urbana. Conseguiu a ampliação da rede de energia elétrica, o fornecimento de transporte público, pavimentação e o mais difícil: a construção de uma ponte na estrada de acesso à futura fábrica, pois a que existia era simplesmente de madeira.
Nessa ocasião, o jovem engenheiro Salvador de Campos Júnior, teve atuação destacada nas tratativas com o prefeito Lázaro Piunti, ambos conseguindo com o governo do Estado o financiamento de 50% da construção da obra.
Posteriormente, o jovem engenheiro Salvador seria Diretor Industrial da Starrett e anos depois o presidente da empresa no Brasil.
Inauguração
A L.S. Starrett foi festivamente inaugurada em Itu no dia 20 de novembro de 1975 e já de início contando com 245 funcionários, sendo aproximadamente 200 recrutados em Itu e treinados na Escola Senai local.
Na inauguração se fez presente o alto mandatário da empresa dos EUA, Douglas R. Starrett. Em homenagem, Piunti decretou como Avenida Laroy Starrett o trecho ligando a cidade à fábrica, na estrada do Pinheirinho.
Além de Antony Mclaughlin, mais conhecido por Sr. Tony (presidente da empresa no Brasil), a equipe de 1º escalão era formada por João Baptista Tomba, Milton Pessoa Rezende, Ronaldo Matos, José Marques e o José Carvalho Monteiro na área do marketing.
Reconhecimento público
Maria do Carmo Piunti, sobrinha de João Tomba, já era casada com Piunti em 1975, sendo a 1º dama do município na inauguração da Starrett. Hoje ela é vereadora e é de sua autoria um projeto de Lei concedendo o título de Reconhecimento Público à L.S. Starrett, projeto este, que foi aprovado por unanimidade na última Sessão da Câmara de Vereadores, ocorrida quarta-feira, 4 de novembro, às vésperas das comemorações dos 45 anos de instalação da fábrica em Itu.