16 de Outubro – Ano de 1920
Igreja do Carmo
Como é sabido, está-se tratando de restaurar o jazigo e cemitério do Carmo, onde descançam os restos mortaes de muitos dos nossos mais illustres antepassados, e como as despezas como essas obras vão além de 3 contos de réis, o revmo. sr. Frei Ambrosio, prior daquelle convento, escreveu nesse sentido a diversos cavalheiros e famílias oriundas de Ytú, cujos ascendentes foram ali sepultados.
Dessas pessoas já responderam enviando donativos as seguintes:
Dr. Adolpho A. Pinto (quantia já publicada) 500$000
D. Victoria Pinto de A. Lima, S. Paulo, 200$000
D.. Victoria Pinto Serva, S. Paulo – 50$000
Sr. Joaquim Pinto de Moraes, Campinas 20$000
Como se vê, essa quantia de 770$000 é insufficiente para as obras, e porisso é preciso que outras pessoas principalmente os que têm ali sepultado, pae, mãe, avó, ou irmão, auxiliem a realização das mesmas, não só por um dever de amor filial ou fraternal, como tambem por um sentimento de bairrismo, para que, com essa restauração se dê um bello aspecto áquele jazigo e cemitério que se acham quase em ruínas, apresentando um aspecto desolador.
Hospedes illustres
Acham-se nesta cidade o distincto cavalheiro e optimo catholico sr. Coronel Luiz Gonzaga da Fonseca acompanhado de sua exma. sra. d. Josephina de Toledo Lara Fonseca e suas gentilíssimas filhas dd. Diva e Teresinha.
Visitamo-los.
Revmo. Sr. Vigário
Passa amanhã mais um anniversario natalício do revmo. sr. P. Elisiario de Camargo Barros, m. d. vigário desta parochia.
Por esse motivo as Irmandades do Circulo Catholico e de Nossa Senhora do Rosario fazem celebrar na Matriz segunda feira próxima, as 7 horas da manhã duas missas, sendo uma no altar do Rosario e outra no de S. Miguel.
Para assistirem ás mesmas são convidadas todas as Irmandades e associações catholicas da parochia.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.