Ituano perde fora de casa e cai uma posição

Atacante Mateus Criciúma marca nos acréscimos, mas não evita derrota do Galo Ituano que cai para a sétima colocação. Tombense vence Criciúma por 1 a 0 em jogo da quarta rodada e provoca queda do Galo.

Na tarde do último domingo, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim-RS, o Ituano foi derrotado pelo Ypiranga-RS por 2 a 1. O jogo foi válido pela oitava rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Fernandinho marcou duas vezes para o Canarinho, e Mateus Criciúma descontou para o Galo rubro-negro.
O jogo começou movimentado, com chances para os dois lados. Com o Ituano mais perigoso em suas oportunidades, mas diminuindo o ritmo, o Galo deixou o Ypiranga crescer no jogo. O time Canarinho criou boas chances para abrir o placar, principalmente com chutes de longe, mas foi Neto Pessoa que teve a chance do primeiro tempo. A bola bateu no travessão do goleiro Pegorari.
O Ituano conseguiu equilibrar o jogo se aproveitando de alguns erros na saída de bola do Ypiranga, mas faltou qualidade para fazer o gol.
O Ypiranga começou a segunda etapa em alta velocidade e Fernandinho abriu o placar logo aos dois minutos. Leilson fez jogada individual e cruzou na medida, para Fernandinho marcar de cabeça. O Canarinho continuou encurralando o Galo de Itu e, aos 13 minutos, Léo Santos deu um carrinho em Fernandinho dentro da área, que o árbitro marcou pênalti. O próprio Fernandinho foi para a cobrança e ampliou os números do Ypiranga no placar.
O Ituano continuou insistindo, tentando o gol de todas as formas, mas só conseguiu diminuir nos acréscimos. Aos 46 minutos, em jogada individual, o atacante Mateus Criciúma, de perna esquerda, chapou a bola no canto do goleiro Deivity.
Ficha Técnica
YPIRANGA FC (2) x (1) ITUANO FC
YPIRANGA:
Deivity; Muriel, Reinaldo, Luís Eduardo e Zé Mário (Assis); Tarik; Fernandinho (Caprini), Clayton (Fidelis), Zotti (Mossoró) e Leilson; Neto Pessoa (Cristiano). DT: Paulo Henrique Marques. (4-1-4-1)
ITUANO:
Pegorari; Pacheco, Suéliton, Léo Santos e Julinho (Breno Lopes); Baralhas (Fillipe Souto), Gabriel Taliari (Mateus Criciúma) e Correa; Gabriel Barros, Luiz Paulo (Bruno Mota) e Eduardo Lopes (Guilherme). DT: Vinícius Bergantim. (4-3-3)
Arbitragem mineira de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, auxiliado por Pablo Almeida da Costa e Leonardo Henrique Pereira. O quarto árbitro o gaúcho Roger Goulart.
Gols: Fernandinho; aos dois e aos 14 minutos do 2º tempo (Ypiranga); Mateus Criciúma; aos 46 minutos do segundo tempo (Ituano).
Cartões Amarelos: Leo Santos, Julinho e Eduardo Lopes (Ituano).
Demais resultados da oitava rodada
A rodada começou na sexta 25, com o Criciúma vencendo em casa, no estádio Heriberto Hulse, o São José por 2 a 0. No sábado, no Walter Ribeiro, em Sorocaba, São Bento e Boa Esporte ficaram no empate em um gol.
Na tarde do domingo 27, além da derrota do Galo ituano para o Ypiranga por 2 a 1, no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, Volta Redonda e Brusque empataram em dois gols.
Encerrando a rodada, no estádio Antonio Guimarães Almeida, em Tombos, o Tombense venceu Londrina por 2 a 1.
Após a realização da oitava rodada a classificação do Grupo B ficou assim:

Vinicius projeta dérbi contra o São Bento

O técnico Vinicius Bergantin lamentou a derrota do Ituano para o Ypiranga-RS por 2 a 1, pela Série C do Campeonato Brasileiro, e prevê mais dificuldade para o Galo, no clássico regional contra o São Bento, às 20 horas, de sexta-feira, no Novelli Júnior.
Para o treinador, o Ituano não conseguiu interpretar o jogo e acabou dando espaços para os gols do adversário. “Sabíamos da força do adversário, invicto em casa. Fizemos um jogo de muita imposição no primeiro tempo, mas é um jogo que para se ganhar tem que investir os 90 minutos. Precisa ter um alto nível de atenção, saber do calibre do jogo. Em determinados momentos demos brechas que não podemos deixar acontecer ou mesmo repetir esses erros. Às vezes precisamos fazer um futebol de resultado”, comentou Vinicius Bergantin.
Mesmo em situações diferentes na tabela, o Ituano tem nove pontos e pode continuar na briga pelo G-4, enquanto o Azulão sorocabano está com quatro pontos, dentro da zona de rebaixamento, Vinicius Bergantin prevê mais dificuldades, mesmo jogando em casa.
“Não podemos nos deixar levar pela pontuação do São Bento na Série C, onde é o vice lanterna com quatro pontos. Até porque é uma equipe que está brigando para subir na Série A1 do Campeonato Paulista. Está mesclando o elenco. Então é mais um jogo que teremos que ter equilíbrio e concentração. Mesmo não tendo torcida é um jogo que tem rivalidade. Precisamos focar no jogo, ganhar maturidade, para conseguirmos uma vitória na sexta-feira”, finalizou.
PRÓXIMO JOGO
Fechando o primeiro turno da competição, o Ituano entra em campo nesta sexta-feira, 02, às 20h, contra o São Bento, no estádio Novelli Júnior.
Para essa partida, importantíssima para as pretensões do Galo, Vinícius Bergantin não tem desfalque, todos os jogadores estão à disposição. Assim, deve mexer na equipe, buscando torna-la mais ofensiva e qualificada do meio ao ataque.
O Ituano leva vantagem no confronto contra o azulão sorocabano, em 17 jogos venceu 11, empatou quatro e perdeu duas. Marcou 29 e sofreu 11 gols. No último confronto, em 2019, venceu no Novelli Júnior, por 2 a 0 com gols de Claudinho e Martinelli.
Mesmo com toda alegria pelo acesso a Série A1 do Paulistão em 2021, o técnico Edson Vieira tem a necessidade da recuperação na competição, já que é o vice lanterna com quatro pontos, Vieira ganhou cinco desfalques para o confronto com o Ituano.
O lateral Allan Vieira e o atacante Matheus Guarujá cumprem suspensão pelo terceiro amarelo no empate contra o Boa Esporte. Ruan, Rafinha e Erick Luís, continuam entregues ao DM.
Equipes prováveis
ITUANO:
Pegorari; Pacheco, Suéliton, Léo Santos e Julinho; Baralhas, Correa e Gabriel Taliari; Gabriel Barros, Bruno Mota e Eduardo Lopes. DT: Vinícius Bergantim. (4-3-3)
SÃO BENTO:
Paulo Vitor; Mizael, Lucas Silva, Márcio e Lucas Lima (Adriel); Serginho, Evandro, Ferrugem e Laércio; Jheimy e Curumim. DT: Edson Vieira. (4-4-2)
Arbitragem paraense de Andrey da Silva e Silva, auxiliado por Márcio Dias e Luís Diego Lopes. O quarto árbitro será o paulista Humberto José Júnior.
Demais jogos da nona rodada da primeira fase
