Depois que tudo passar
Compartilhe

por Guilherme Del Campo, Administrador.
Cadeira nº 11 Patrono: Mario de Andrade.

Todas as epidemias que flagelaram a humanidade tiveram início e fim. A pandemia da Covid-19 vai passar. Daqui a alguns meses teremos uma vacina ou outro antídoto para nos precaver dos futuros surtos. Ficaremos livres desse mortal vírus, mas provavelmente daqui a alguns anos, vai surgir uma nova versão de outra terrível contaminação em massa. Faz parte da evolução humana e de seu pouco caso com as prevenções.
Espero que as autoridades sanitárias tenham apreendido a lição, aumentando o número de leitos, respiradores e outros insumos indispensáveis às UTIs, garantindo assistência médica eficiente aos infectados. Além disso deverão ser desenvolvidos equipamentos em quantidade suficiente, que protejam médicos e a enfermagem tão dedicada que hoje sofre enormes perdas e riscos de contaminação.
Nossos governantes deverão investir pesado na infraestrutura como tratamento do esgoto doméstico e o fornecimento de água potável, garantindo a melhoria da saúde da população, bem como investir maciçamente na construção de casas populares e conjuntos habitacionais, transferindo populações carentes das favelas perigosas e infectas.
Depois que tudo passar: seremos os mesmos ou vamos nos modificar?
Depois que tudo passar: haverá mais solidariedade com os pobres, necessitados, os menos assistidos e com aqueles que perderam seus entes queridos?
Depois que tudo passar: levaremos nossos abraços e beijos a todos aqueles que sofreram psicologicamente com o isolamento social?
Depois que tudo passar: seremos mais tolerantes com os analfabetos, ignorantes e pobres de espírito?
Depois que tudo passar: estaremos mais condescendentes aos praticantes de outras religiões, credos e até com os ateus?
Depois que tudo passar: seremos menos amargos com aqueles que nos ofenderam e até com pessoas que mesmo incompreendidas nos querem bem?
Depois que tudo passar: continuaremos ajudando os mais necessitados?
Depois que tudo passar: vamos nos propor ser pessoas melhores do que somos hoje?
Depois que tudo passar: precisamos ser mais carinhosos e compreensivos com os idosos e as crianças?
Depois que tudo passar, o Brasil precisará se reinventar ante os enormes desafios eco-nômico-financeiros e sociais que vão se impor. Vamos ter que reconstruir uma nação à beira do caos e nos ajudarmos mutuamente no desenvolvimento e recuperação do que nos parece perdido. Acredito na nossa rápida recuperação, até porque há uma demanda reprimida no consumo de bens e serviços, além das áreas de lazer.
Afirmo, sem dúvidas, que a onda de transformações sociais já estão em andamento.
Façamos desde já os nossos planos e mãos à obra!

Deixe comentário