Em família: clubes de leitura promovem troca de experiências
Compartilhe

Se você é daquelas pessoas que adoram ler e têm vontade de compartilhar o que leram com outras pessoas, os clubes de leitura podem ser uma ótima opção para você. Com o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, os clubes de leitura têm se fortalecido e aumentado em número de grupos e de adeptos. É possível encontrar clubes pagos e gratuitos, com vários temas diferentes e, neste período, muitos deles têm feito encontros virtuais. O importante é encontrar um clube ao seu alcance, com assuntos que você goste, para poder discutir os assuntos dos livros, partilhar experiências de leitura e, quem sabe, fazer novos amigos.
Os clubes de leitura são grupos de pessoas que se reúnem para ler certos livros e conversar sobre eles. Normalmente são formados em torno de assuntos ou estilos literários, dependendo do gosto das pessoas. Existem clubes voltados para os mais variados temas, como romance, ficção, aventura, filosofia, religião. Ou voltado especialmente para autores, como Shakespeare, Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros.
Também existem clubes voltados para crianças, jovens, idosos, mulheres, em que as obras lidas e discutidas são escolhidas especialmente para esses públicos. Grupos específicos sobre histórias em quadrinhos – como o Universo Marvel ou os animes – também têm ganhado espaço.
Muitos clubes de leitura são gratuitos e abertos, tendo limitação somente quanto ao número de pessoas, para que todos possam falar e participar. Outros clubes são formados a partir de editoras ou livrarias e fornecem o livro e outros presentes aos assinantes, que pagam uma taxa mensal para participar. Neste período de pandemia, todos têm procurado converter os encontros presenciais de discussão das obras em encontros virtuais, via plataformas de videoconferência, ou ainda com a utilização de aplicativos de troca de mensagens. O importante é que haja troca de opiniões e experiências.

Crescer como pessoa

Uma das grandes vantagens de fazer parte de um clube de leitura é a troca de ideias e experiências. Ler é prazeroso, mas solitário. Participar de um clube permite que você amplie seus horizontes e dê novos significados à leitura, na medida que compartilha suas impressões com outras pessoas e passa a conhecer também suas visões de mundo. Debater um conteúdo é também uma boa oportunidade para exercitar o respeito às diferentes opiniões, conhecer pessoas que também gostam de ler e fazer novas amizades.
Outro benefício dos clubes de leitura é a possibilidade de você descobrir excelentes livros e escritores que não descobriria sozinho. Com o trabalho de curadoria – a escolha das obras – o clube propicia novas experiências literárias e novas descobertas. Na convivência com os colegas do clube, você recebe dicas de outros livros, outros escritores, artigos, filmes, ensaios, exposições, músicas e muitas outras coisas.
Seja fazendo parte de um clube de leitura na sua cidade ou de maneira virtual, ou mesmo criando um novo grupo com seus amigos, a experiência é enriquecedora em muitos sentidos. E, principalmente, você cresce como pessoa!

Para todos os gostos, bolsos e idades

É possível encontrar clubes de leitura com os mais diversos temas e estilos literários, voltados para públicos específicos – como mulheres, idosos e crianças. Alguns deles são gratuitos – ficando a aquisição do livro por conta do participante – e outros são pagos, normalmente na forma de assinatura mensal, com um valor que já inclui o livro que será abordado, além de outros “mimos”. Veja algumas sugestões:

Tag Experiências Literárias: é um dos clubes de leitura mais conhecidos do Brasil. Como no caso dos outros clubes ligados a editoras, os livros escolhidos são somente da respectiva editora. Neste caso, você tem a opção de dois tipos de assinatura, nos quais recebe kits literários, livros surpresas, com edição exclusiva para assinantes e sempre com indicação de grandes nomes da literatura brasileira. O valor da assinatura depende do plano escolhido. Acesse aqui.

Leiturinha: voltado para crianças, apresenta obras novas todo mês, selecionadas por especialistas. A cada mês, o participante recebe um kit com o livro escolhido e outras “surpresas”. Tem um custo mensal, que depende do plano assinado. Acesse aqui.

Nuvem Literária: o clube tem um aplicativo específico que permite transmissões de “lives literárias” com discussões sobre os livros. Com um smartphone, é possível participar de qualquer lugar e trocar experiências sobre as leituras. Tem uma taxa mensal e a aquisição dos livros fica por conta do participante. Acesse aqui.

Orelha de Livro: é uma rede social gratuita, em que você cadastra todos os livros que já leu, além dos que pretende ler. Tem informações sobre obra, autor e uma classificação baseada na opinião dos outros leitores, garantindo boas discussões a respeito da obra. Também é possível fazer o “download” de algumas obras que se encontram em domínio público. Acesse aqui.

Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade: nos encontros do clube, os participantes têm a oportunidade de conhecer a tradição do cordel. A cada encontro, o autor convidado faz uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. Gratuito e “on line”. Acesse aqui.

Clube de Leitura 6.0: criado pela Fundação Observatório do Livro e da Leitura, é voltado para pessoas com mais de 60 anos e tem o objetivo de propiciar aos idosos uma melhor qualidade de vida e incentivar o entretenimento cultural saudável. Tem com encontros online para discussão dos livros lidos e outros voltados para pessoas com dificuldades de leitura. Gratuito. Acesse aqui.

Veja as etapas para montar um clube de leitura

Estabeleça um foco para o grupo: pode ser por faixa etária, assunto, autor ou estilo literário que seja de interesse comum.
Limite o número de participantes: inicie os encontros com no mínimo 5 pessoas, mas a recomendação é que não passe de 10.
Escolha o formato e o local de encontro: os encontros periódicos são fundamentais para a troca de ideias sobre o livro e para criar vínculos entre os participantes. Neste período de isolamento social, comece com encontros virtuais.
Convide os participantes: explique sua ideia, a forma como vai funcionar, estabeleça uma data, o formato e o local do primeiro encontro. Crie um grupo no WhatsApp ou uma página no Facebook para o grupo se comunicar.
Prepare o primeiro encontro: o ideal é focar na socialização e na troca das experiências com a leitura, e então introduzir o primeiro título escolhido.
Escolha o livro: o primeiro livro deve ser escolhido pelo organizador. É aconselhável que seja uma obra mais leve, para facilitar a sincronia do grupo. Depois, a escolha pode ser feita a partir de sugestões de todos.
Defina um mediador: pode ser a pessoa que está organizando o clube ou alternado a cada encontro. Ele terá a função de organizar e estimular o debate. Também pode-se convidar um mediador específico para a obra que está sendo discutida.
Faça parcerias: livrarias e editoras podem oferecer descontos para a aquisição dos livros que o grupo escolher.
Avalie os encontros: abra espaço para que os integrantes deem suas opiniões e faça os ajustes necessários.

Deixe comentário