Ituano sofre empate em casa perto do final


Em partida válida pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, na tarde de sábado, no Novelli Júnior, o Ituano iniciou o jogo com duas novidades. Sem Suéliton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o substituo foi o jovem Mateus. E no meio de campo, sem o capitão Correa, que sentiu no treino, o jovem Gabriel Barros ganhou a condição de titular.
O jogo começou bastante equilibrado, sem que uma das equipes conseguisse estabelecer um claro domínio. Após bela trama, aos 10 minutos, o Ituano teve a primeira grande chance e quase abriu o placar em finalização de Bruno Mota. Eduardo Lopes, entretanto, acabou desviando a bola, e como estava impedido, o lance acabou sendo paralisado.
A resposta visitante saiu na sequência, aos 14, quando o zagueiro Wagner se posicionou bem e, depois da cobrança de escanteio, fez o desvio para abrir o placar. A partir daí o Galo começou a se impor. Aos 34, a zaga gaúcha rebateu e a bola sobrou limpa para Pacheco, que exigiu grande defesa do goleiro Fábio. A igualdade rubro-negra saiu aos 45, após Eduardo Lopes cruzar na medida para o zagueiro Léo Santos cabecear no canto direito do gol de Fábio.
Já no segundo tempo, o Ituano entrou disposto a virar o mais rápido possível. Tanto que, aos três minutos, Pacheco cruzou para Bruno Mota, que cabeceou forte e carimbou a trave. Na sequência, aos seis, o lateral Julinho passou para o volante Baralhas, que experimentou e, contando com colaboração de Fábio, colocou o Galo em vantagem.
Melhor em campo, o Ituano não pressionou em busca do terceiro e acabou punido pela estratégia adotada. Aos 34, Matheus derrubou Gonzalo dentro da área, e o árbitro Paulo Henrique Schleich Vollkopf assinalou penalidade máxima. O goleiro Fábio foi para a cobrança e deixou tudo igual. Pouco depois, aos 38, Léo Duarte ainda teve boa chance para recolocar os mandantes em vantagem, mas acabou cabeceando para fora.
Ficha Técnica
ITUANO FC (2) x (2) EC SÃO JOSÉ
ITUANO:
Pegorari; Pacheco, Mateus, Léo Santos (Léo Rigo) e Julinho; Baralhas (Fillipe Souto), Serrato e Marquinhos (Léo Duarte); Gabriel Barros (Léo Pereira), Bruno Mota (Luiz Paulo) e Eduardo Lopes. DT: Vinícius Bergantim.
SÃO JOSÉ:
Fábio; Tcharles, Wagner, Marcão e Marcelo; Tiago Pedra (Crystopher), Lissandro (Fabiano) e Rafael Tavares; Felipe Guedes (Roger), Vitor Júnior (Tiago Araújo) e Maradona (Gonzalo). DT: Everton Vanoni.
Arbitragem: sul-mato-grossense de Paulo Henrique Schleich Vollkopf, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Sérgio Alexandre.
GOLS
Léo Santos; aos 45 do 1° tempo e Baralhas; aos 7 do 2° tempo (Ituano)
Wagner; aos 14 do 1° tempo e Fábio (P); aos 35 do 2° tempo (São José)
CARTÃO AMARELO
Mateus, Gabriel Barros e Mateus Criciúma (Ituano).
Resultados da quinta rodada
Além do empate em dois gols entre Ituano e São Jose, Criciúma (próximo adversário do Galo) e Volta Redonda também empataram, só que em um gol. A rodada ainda teve as vitórias do Londrina sobre o lanterna São Bento por 1 a 0, do Ypiranga 2 a 0 contra o Tombense e a do líder Brusque, que venceu fora de casa, o Boa Esporte por 1 a 0. Após a rodada a classificação ficou assim:

Vinícius Bergantin pede mais atenção e analisa o Galo

O técnico Vinicius Bergantin lamentou o empate do Ituano em casa diante do São José-RS, no último sábado, pela quinta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O tropeço aumentou para quatro jogos o jejum sem vitórias na competição nacional, mas manteve o rubro-negro na mesma sétima colocação.
Na avaliação do treinador, é preciso ter calma e frieza para segurar o resultado no momento crucial da partida. Neste caso, na reta final do segundo tempo, após o Ituano conseguir virar o placar contra o time gaúcho. “Infelizmente não terminamos com o resultado que a gente queria. O jogo foi muito difícil. Após o gol sofrido, mantivemos a cabeça no lugar, conseguimos empatar e terminamos melhor no primeiro tempo. Na volta, com o nosso segundo gol e tudo se encaminhando para um bom resultado, infelizmente esta vitória em casa acabou nos escapando”, finalizou.
O empate deixou o Ituano exatamente no meio das faixas do Grupo B. A distância para a zona de classificação é de três pontos, mesmo número que separa o time do rebaixamento. O Galo soma cinco pontos após cinco rodadas, sendo uma vitória, dois empates e duas derrotas.
Apesar do mau momento, Bergantin confia em uma reação do Ituano na Série C. Segundo ele, o time está “aprendendo” a disputar o torneio. “A palavra é convicção. Temos convicção que estamos fazendo um trabalho sério, justo e honesto. E em busca de melhoras. É um campeonato diferente e com outras dificuldades do Paulista e da própria Série D. Estamos melhorando a cada jogo. Digo mais uma vez, precisamos transformar os momentos de superioridade em vitórias e oferecer resistência para que não sejamos castigados” projeta o treinador.
Hoje tem confronto no Novelli

Para o confronto de hoje, às 20 horas, no Majestoso da Vila Nova, contra o terceiro colocado, o Criciúma com oito pontos (três a mais que o Galo), Vinícius Bergantin terá o retorno do zagueiro Suéliton, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Já com os volantes Correa e Paulinho, até o fechamento dessa edição não tivemos retorno quanto a recuperação de ambos. Vale ressaltar que o também volante Serrato, está pendurado com dois cartões amarelos.
Equipes prováveis
Ituano:
Pegorari; Pacheco, Mateus, Léo Santos e Julinho; Baralhas, Serrato e Correa (Marquinhos); Marquinhos (Gabriel Barros), Bruno Mota e Eduardo Lopes. DT: Vinícius Bergantim.
Criciúma:
Agenor: Victor Guilherme, Vitão, Carlos Alexandre e Kaike; Eduardo, Foguinho, Alisson Taddei e Jean Lucas; Michel e Jean Dias. DT: Roberto Cavalo.
Arbitragem pernambucana de José Woshington da Silva, auxiliado por Francisco Chaves Bezerra Júnior e Humberto Martins Dias Silva.
O quarto árbitro será o paulista Thiago Lourenço de Mattos.
Demais jogos da sexta rodada da primeira fase
A sexta rodada terá a realização de quatro das cinco partidas agendadas. Isso porque, o confronto entre Brusque x Londrina, foi alterado para 1º de outubro, já que a equipe catarinense decide a final do Estadual contra a Chapecoense.
