A Igreja na construção da sociedade fraterna
Compartilhe

por Tadeu Eduardo Italiani

Estamos vivendo o mês das vocações e a Igreja nos convida a refletir sobre o chamado de Deus em nossas vidas. Muitos são chamados para a vida religiosa, clero e ao casamento. Contudo todos nós, batizados, somos chamados a ser Igreja. Santo Ireneu de Lião, mártir e um grande teólogo do Séc. II, escreveu: “ Onde está a Igreja, ali está Espírito de Deus; e onde está o Espírito de Deus, ali está a Igreja e todas as graças porque o Espírito Santo é a verdade. ”O Espírito Santo constrói a Igreja e infunde nos corações dos fiéis a verdade.
Portanto, somos chamados a ser Igreja em todos os lugares, não só dentro dos templos, nas celebrações e Ritos Litúrgicos. Nossas ações, dentro da sabedoria, adquirida deve nos levar à santidade. Nossas atitudes revelam a Igreja que somos e de que forma essa Igreja evangeliza os irmãos.
Estamos constantemente nos deparando com grandes desertos urbanos. O mundanismo nos leva a se afastar de Deus. Quantas desavenças, intrigas, palavras más ditas e ciúmes, interpõem nossas vidas ao ponto de deturbar o próprio significado da Palavra de Deus. O cotidiano caótico nos rouba o ideal fraterno de todo cristão e, com isso, há uma enorme deterioração das atitudes cristãs. Isso impede de ter uma comunhão mais íntima com o Espírito Santo e assim, edificar uma Igreja pautada nos ensinamentos de Cristo. Não devemos admirar e tão pouco ser coniventes com esse tipo de princípios, que corrompe nossa fé e nos faz perder o amor fraterno de cristãos.
As tensões vão sempre existir em nossas vidas, mas colocar em prática o amor e a fraternidade nos faz mais próximos da Graça de Deus. Construir uma Igreja pautada nesses valores, é antes de mais nada, ser uma Igreja fiel ao Evangelho. A não realização da unidade no Espírito, não pode ser apenas responsabilidade dos pastores que conduzem o Povo de Deus, mas também nossa, que temos a missão de edificar verdadeira Igreja, alicerçada na verdade, para o outro. É preciso assumir o compromisso da pia batismal para toda nossa vida e sermos conscientes das responsabilidades e deveres para a vida com Deus, sermos merecedores das benesses da coroa da verdade.
A fé suscitada pela pregação Apostólica nos chega através da Sagrada Tradição da Igreja e nos orienta como devemos caminhar como uma Igreja em comunhão com a Santíssima Trindade. Nesta união, está a força para viver o amor e a fraternidade e então, como Igreja, construir uma sociedade melhor com justiça, fraternidade e dignidade, a caridade seja uma constante.
Neste sentido, o cristão edifica a Igreja quando se coloca a serviço do amor, olhando para o irmão como a imagem e semelhança de Deus, ao qual também foi constituído.
Convido para uma reflexão: perante o nosso cotidiano, como estamos sendo Igreja para a construção de uma sociedade melhor?

Deixe comentário