A busca pela  Graça
Compartilhe

por Tadeu Eduardo Italiani

Por inúmeras vezes, ouvimos e também usamos a seguinte expressão: estou em estado de Graça, ou, precisamos entrar em estado de Graça. São Paulo Apóstolo em sua carta aos Hebreus, já enfatizava sobre a força e a eficácia da Graça do Senhor na vida da comunidade e dos irmãos.
Graça não pode ser apenas uma palavra meramente pronunciada, mas deve ser vivida de forma intensa. A Graça do Senhor possui a mesma pujança de uma espada, que atinge ao mesmo tempo a alma e o espírito.
Devemos sentir sua ação em nossas vidas, quando nos voltamos para nossa vida espiritual. Para muitos, ter uma vida de espiritualidade é apenas rezar. Contudo, viver a espiritualidade é ter uma vivencia de piedade e amor fraterno com os irmãos, guiada pela ação do Espírito Santo. A constante vivência da Graça não pode ser apenas movida por uma motivação, mas sim, um constante exercício da piedade cristã.
Viver em estado de Graça é estar constantemente em sintonia com Deus, que deve refletir em nossas atitudes e ações nos ambientes em que estamos inseridos. O cotidiano ao nosso redor nos oferece oportunidades e caminhos, que não são aqueles ensinados e tão bem destacados por Jesus nas Bem-Aventuranças.
A Graça é também uma devotada perseverança no caminho ao encontro do Cristo Ressuscitado. A medida que caminhamos para esse encontro, vamos descobrindo as revelações de Deus para o homem e, desta forma, as inspirações divinas vão fazendo parte de nosso dia a dia, nos tornando fermento do Evangelho. É uma trajetória de seguimento a Jesus Cristo.
Na Sagrada Escritura encontramos tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, esse itinerário de espiritualidade que busca constantemente o encontro com o Senhor. A Palavra de Deus deve ser o alimento nessa caminhada, acompanhada de uma vida sacramental no seio da Igreja.
É através da Palavra que podemos medir se nossas maneiras e atos estão em sintonia com Deus e, com isso, estamos no exercício da espiritualidade cristã. Vivendo como um cristão que tem na Palavra de Deus a fonte e a direção para o sentido da vida. Pois toda Sagrada Escritura possui a inspiração do Espírito Santo, logo, quando nos guiamos pela Palavra do Senhor, estamos também sendo guiados pelo Espírito Santo.
É através do Espírito Santo que conseguimos ter um ordenamento em nossa vida e assim, partir ao encontro de Deus. Infelizmente muitos se deixam levar pelos prazeres do mundo e da carne, sendo desta forma, conduzidos aos caminhos opostos ao de Deus, que leva ao sofrimento e deterioração do homem, que foi feito àimagem e semelhança de Deus.
Os sinais dos tempos são provas de como estamos ouvindo a Palavra, a colocando em prática em nossas vidas para estar em sintonia com Deus e, com isso, viver em estado de Graça.
Em Jesus se manifesta a plena sintonia com Deus e Ele nos serve de inspiração e modelo, pois o Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida em direção ao Pai.
Cabe a nós refletir sobre como estamos buscando viver no estado de Graça. Como estamos buscando esse caminho de espiritualidade que nos leva a Deus. Muitas são as opções, mas só uma realmente nos leva ao encontro do Senhor, o constante exercício de piedade cristã. Vamos praticar?

Deixe comentário