Dom Giovanni D’Aniello deixa o Brasil e segue para Rússia
O Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, se despediu do país com duas celebrações em Aparecida (SP). Transferido para a Rússia no começo de junho, o representante do Papa em terras brasileiras presidiu missas na quarta (22) e quinta-feira (23) nas Basílicas Velha e Nova, respectivamente.
A celebração da quarta-feira foi realizada às 18h na Basílica Velha de Aparecida.
Já a Eucaristia de quinta-feira foi rezada às 9h no Altar Central da Basílica Nova. Ambas as missas não contaram com a presença de fiéis, que acompanharam os ritos pela Rede Aparecida de Comunicação.
Dom Giovanni esteve a frente da Nunciatura Apostólica no Brasil nos últimos oito anos. Durante este período, o religioso atuou como representante diplomático da Santa Sé e do Papa no país.
A Diocese de Jundiaí recorda com alegria o período em que Dom Giovanni esteve em território diocesano, entre os dias 11 e 15 de agosto de 2017, por ocasião do encerramento das festividades do Jubileu de Ouro de Criação e Instalação da Diocese de Jundiaí. A visita encerrou com a Missa Jubilar no dia 15 de agosto, Festa da Padroeira Diocesana Nossa Senhora do Desterro, com envio de Padres para a Missão.
Dom Giovanni D’Aniello nasceu em Aversa (Caserta, Itália) em 5 de janeiro de 1955. Foi ordenado sacerdote dia 8 de janeiro de 1978 e nomeado Bispo em 6 de janeiro de 2002. É Doutor em Direito Canônico e fala cinco línguas: italiano, inglês, francês, português e espanhol. Começou a prestar Serviço Diplomático no dia 1º de junho de 1983. Antes de ser nomeado para a Nunciatura no Brasil, foi Núncio Apostólico na República Democrática do Gongo, na Tailândia e no Camboja.