Três ferramentas para a Missão
Compartilhe

por Dom Vicente Costa – Bispo Diocesano de Jundiaí

“Quanto a ti, permanece naquilo que aprendeste e aceitaste com fé” (2Tm 3, 14).

Caríssimos leitores e leitoras: a Igreja celebra no próximo domingo o Dia Mundial das Missões. É a ocasião na qual cada cristão é chamado a assumir a sua responsabilidade como missionário do Senhor Jesus. De modo especial, vivemos neste outubro o Mês Missionário Extraordinário, com o tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo”, convocado pelo Papa Francisco, para comemorar o centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV (1854-1922), que conscientizou a Igreja daquele tempo para a abertura missionária a todos os povos, isto é, para a missão ad gentes, além-fronteiras.
Inicialmente precisamos nos conscientizar de que cada um tem uma missão nesta terra. Ninguém vem ao mundo à toa. Se fomos criados por Deus e batizados em Cristo, é porque o Senhor espera algo de nós. O cristão que nega essa dimensão missionária mostra que não entendeu e não vive a fé de modo completo. Assim, cai no grave pecado da omissão: dá de ombros e lava as mãos diante dos problemas dos mais necessitados da sociedade. Como já disse o Papa Francisco, “omissão” é o contrário de “missão” (Homilia na Oração das Vésperas para o Início do Mês Missionário − 01/10/2019).
Entre tantas “ferramentas” necessárias para cumprirmos a missão que Jesus nos deu, há três de que precisamos muito. São elas: a solidariedade, a criatividade e a vontade. Solidariedade é a prática da caridade para com os outros, principalmente os mais necessitados. Diante do drama de um irmão, a pessoa solidária sente compaixão e se preocupa com a dor alheia, querendo prestar ajuda para que as dificuldades do próximo sejam superadas.
A solidariedade cristã, real e sincera, faz falta no mundo atual. Hoje muitas pessoas só praticam uma boa ação, se receberem alguma vantagem em troca. Quem se diz cristão, mas não se importa de verdade com o irmão, não pode ser verdadeiro discípulo de Jesus. Disse o Papa: “A fé que não se faz solidariedade, é uma fé morta, ou uma fé mentirosa; (…) é uma fé sem Cristo; é uma fé sem Deus; é uma fé sem irmãos” (Visita Apostólica ao Paraguai,Visita à população de Bañado Norte, Capela de São João Batista, Assunção − 12/07/2015).
O dom da criatividade também é necessário na missão. O mundo respira novidades a cada dia, e o modo de comunicar mudou bastante. Precisamos transmitir o “depósito da fé”, isto é, as verdades da fé de maneira renovada e criativa, que chame a atenção de todos para o anúncio da Boa- Nova.
O missionário deve ser uma pessoa audaz e criativa. Disse o Papa Francisco: “Não vale o cômodo critério do ‘sempre foi assim’. Repensem os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos de sua missão. Estamos vivendo num tempo em que é necessário repensar tudo à luz daquilo que o Espírito nos pede” (Audiência com as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade − 26/05/17).
Enfim, não menos importante é a vontade de cumprir a vocação missionária no mundo. Verificamos isto na perseverança diante das dificuldades. A missão de levar Cristo ao mundo continua muito difícil! Precisamos recordar que a salvação é para todos, mas requer esforço e perseverança, redobrados nos momentos de perseguição, incompreensão e dificuldade.
Caríssimos leitores e leitoras: precisamos ter uma genuína vontade de perseverar na fé. É fundamental que fiquemos firmes, como disse o apóstolo Paulo ao seu amigo e discípulo missionário Timóteo: “Quanto a ti, permanece naquilo que aprendeste e aceitaste com fé” (2Tm 3,14). Precisamos ser insistentes para que Deus nos alcance o que lhe pedimos com fé e confiança (cf. Lc 18,1-8).
Que a Virgem Maria, a Estrela da Evangelização, Nossa Senhora da Candelária, continue intercedendo por nós, para que possamos assumir com mais ardor a missão em nossa vida! E que o Espírito do Cristo Ressuscitado nos ajude a dar prova da nossa fé, não só com palavras, mas sobretudo com obras e testemunhos de vida! Portanto, sejamos verdadeiros discípulos missionários de Jesus neste mundo que precisa tanto de paz, de amor e de conversão!

E a todos abençoo.

Deixe comentário