Memórias da Federação 20 de Setembro – Ano de 1919
Agradecimento
Agradecemos muito á Senhora Lydia Maria Iarusse um quadro que fez em beneficio da Capella do Senhor Bom Jesus do Horto, o qual, posto em rifa, deu a bella importância de – 100$00 bem como a todos que concorreram para esta obra, tomando assignatura da rifa.
Sem duvida a conservação desta Capella a todos deve grandemente interessar. Pois não conhecemos em todo o Brasil nenhuma Egreja ou Capella com este titulo. O fundador P. Antonio Pacheco e Silva parece que foi inspirado na escolha deste titulo. Aquelle quadro tão tocante d’um Deus acabrunhado sob o peso de amarguras infinitas diante da perspectiva dos horrores da paixão e morte a que se sujeitára pelo nosso amor, deve bem decidir-nos a soffrermos alguma cousa pelo seu amor!
Assim a vista d’um quadro tão tocante será o maior e mais consolador lenitivo aos pobres Morpheticos por maiores que sejam os seus padecimentos e amarguras.
Ytú, 20 – 9 – 1919
P. Antonio Bueno de Camargo
O snr. Bortolo Marchini
Esteve em nossa redacção dizendo nos ter organisado com muito esmero um bello programma com que pretende deleitar o culto publico ytuano em um magnífico concerto que dará em o salão do Parque, asa 20 e 30 horas de quarta feira p. v.
O sr. Bortolo é um profundo conhecedor de “Concertina” tendo em todas as suas audições merecido justos e muitos applausos.
O Emprezario do Parque cedeu-o gratuitamente ao sr. Bortolo para que elle realisase o seu beneficio. É de se esperar que as almas caridosas accorram ao Parque onde pela modica quantia de 1$000, poderão apreciar bellos trechos de musica bem executados e fazer um gesto benfazejo, soccorrendo como um óbolo amigo, o musicista que se vê no infortúnio immenso da cegueira, nesse supplicio atroz em que se debate orphão a misérrimo da luz que não lhe impressiona os orgãos visuaes.
Ao sr. Bortolo, agradecemos a amavel visita.
Balas escolares
Quem apresentar uma collecção de números de 1 a 100 da Bala escolar, receberá um valioso premio como seja:
Uma bola de foot Ball n. 3 ou uma boneca ou um cavalinho com 4 rodas, ou um bebé.
Na Confeitaria Brazileira – de A. Reimão Stipp – Rua da Quitanda.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.