Evento homenageia Padre Bento Dias Pacheco
A noite de quarta, 11 de setembro, sem dúvida foi inesquecível, por ocasião da realização da nona edição do prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva, que aconteceu no auditório da Prefeitura com participação de aproximadamente 300 pessoas. O evento, uma homenagem póstuma ao “Apóstolo da Caridade” Padre Bento Dias Pacheco, foi abrilhantado pelas palestras de Tarsilinha do Amaral e da Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes e da apresentação do Coral Vozes de Itu.
A escolha do prêmio a Padre Bento deu-se pela importância da sua obra humanitária e religiosa ao longo dos anos, além é claro, da celebração dos seus dois séculos de nascimento. De 1869 a 1911, Padre Bento exerceu com primor a “consciência transformadora e o cuidado em semear vidas através dos séculos”, tema atual do Prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva.
Sem dúvida o ápice foi à dissertação de Tarsilinha do Amaral, sobrinha neta da artista Tarsila do Amaral, no tocante a sua vida, interatividade com a cidade de Itu e obra. Em 1931, Tarsila pintou a obra Retrato do Padre Bento, único quadro do religioso. Atendendo a um pedido da mãe da artista e devota do religioso ituano, palestrou também Dra. Ana Claudia, especialista em cuidados paliativos.
O prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva é organizado pela SACI Sociedade Amigos da Cidade de Itu desde 2011, ano em que se comemorou o Jubileu de Ouro da SACI, bem como, pelo Padovani Materiais de Construção e apoiado pela Prefeitura de Itu, Coral Vozes de Itu e pelo Instituto de Tratamento Unificado de Oncologia, o OncoItu.