Excelência do adorável Coração de Jesus
Compartilhe

Muitas são as razões que nos levam a amar Jesus Cristo. Então, poderia parecer inútil relatar aqui as razões que deveriam levar-nos à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Mas nem sempre os homens têm as mesmas disposições, e nem sempre a graça é a mesma neles. Portanto, pareceu-nos apropriado fazer algumas reflexões sobre as principais razões que afetam mais fortemente nosso espírito e nosso coração: a razão, o interesse e o prazer. Ao longo deste mês vamos procurar aprofundar essas verdades: Como a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é racionável; quão útil é para a nossa saúde e perfeição; e quanto essa devoção contém verdadeira doçura.

O Coração de Jesus é santo da santidade do próprio Deus; consequentemente, todos os movimentos do seu Coração, dada a dignidade da Pessoa que os executa, são atos de valor infinito, sendo ações de um Homem-Deus. Por isso, é justo que honremos o Sagrado Coração de Jesus com um culto especial, porque essa honra é dada à Pessoa divina.

Se a veneração que damos aos santos torna o coração deles tão precioso, o que deveríamos pensar do adorável Coração de Jesus? Qual outro coração teve disposições tão maravilhosas e tão de acordo com nossos verdadeiros interesses? Onde podemos encontrar outro coração cujos atos nos tenham favorecido tanto? Neste divino Coração todos os desígnios de nossa salvação foram formados, e pelo amor que resplandece neste divino Coração, esses desígnios foram executados para nosso benefício.

“O Sagrado Coração de Jesus é a sede de toda virtude, a fonte de todas as bênçãos, o refúgio de todas as almas santas” dizia São Claudio de la Colombière. As principais virtudes que ainda podem ser honradas nele são: um ardente amor a Deus, combinado com o mais profundo respeito e a maior humildade que jamais existiu; paciência infinita nos sofrimentos e nas dores, solidariedade excessiva pelos nossos pecados que ele carregou, a confiança de um filho muito terno, finalmente a mais sentida compaixão por nossas misérias, apesar de nossas muitas faltas. E tudo isso, foi devido a uma infinita e perfeita conformidade com a vontade do Pai.

Este adorável Coração ainda nutre, enquanto é possível, os mesmos sentimentos, e acima de tudo, um ardente amor para com os homens; está sempre aberto a derramar sobre eles toda espécie de graças e bênçãos, sempre compassivo aos nossos males, sempre estimulado pelo desejo de comunicar seus tesouros para nós, sempre disposto a nos receber para ser nosso asilo, lar, paraíso até mesmo nesta vida.

Mas apesar de tudo isso, ele recebe dos homens e, as vezes até dos mais religiosos, dureza, esquecimento, desprezo, ingratidão. Por isso devemos nos perguntar: estas razões não deveriam induzir os bons cristãos a honrar o Sagrado Coração de Jesus e a reparar tantos ultrajes que ele sofre, com muitas manifestações de amor?

Deixe comentário