A Igreja no Brasil – 28/01/2022
Compartilhe

Dia de Oração pela Paz no Cazaquistão – A segunda edição da Jornada de Oração e Missão pela Paz de 2022, no próximo dia 1º de fevereiro, será dedicada ao Cazaquistão. O país da Ásia Central e antiga república soviética ganhou os noticiários recentemente com as manifestações populares repreendidas com violência pelo governo nacional. Cerca de 200 pessoas perderam a vida nos conflitos. Diante dessa realidade, a Igreja pede a sua oração em solidariedade ao Cazaquistão, na próxima terça-feira, 1º de fevereiro, pelo fim dos protestos e dos conflitos sociais através do sincero diálogo entre as partes.

“Escutar”: em profunda comunhão com o Papa Francisco – A palavra que abre o segundo ponto de reflexão do Texto-Base da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Educação”, é “Escutar”. “A escuta, na esteira da pedagogia de Jesus, não orienta os ouvidos somente para os sons que nos interessa. É uma escuta integral, com o ouvido e com coração”. Na última segunda-feira, dia 24 de janeiro, o Papa Francisco lançou a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) de 2022, com o título “Escutar com os ouvidos do coração”. Para o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, a feliz coincidência revela que a CNBB, em sua missão, está em profunda comunhão com o Papa Francisco.

Em favor da vacinação de crianças e adolescentes – As entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo Brasil – entre elas a CNBB, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – publicaram no último dia 21, uma Nota na qual defendem a imunização da população infanto-juvenil, a exemplo do que vem ocorrendo em vários países, “em sinal de lucidez, responsabilidade e profundo sentido ético em relação aos milhões de crianças e adolescentes brasileiros”. “Hoje não se pode aceitar a campanha de sabotagem em torno da vacinação pediátrica, no curso de uma pandemia ainda longe de ser controlada, desprezando o direito à vida e à saúde de uma faixa etária com cerca de 69 milhões de brasileiros.”

Um em cada sete cristãos no mundo sofre perseguição – Mais de 360 ​​milhões de cristãos em todo o mundo sofrem perseguição e discriminação por causa de sua fé; em cerca de cem países a perseguição aumentou em termos absolutos. Os cristãos mortos por motivos relacionados com a fé, entre 1° de outubro de 2020 e 30 de setembro de 2021, são mais de 5.800, cerca de 23% a mais do que o ano anterior. Assim a World Watch List 2022 – o relatório anual da organização Portas Abertas/Open Doors – conta a história da perseguição anticristã em 50 países ao redor do mundo.

União Europeia envia ajuda para famílias de Minas Gerais e Bahia – A campanha emergencial “#SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda” receberá a doação de 1 milhão de euros pela União Europeia, via consórcio Cáritas Suíça, Cáritas Bélgica e Cáritas Brasileira. O recurso beneficiará famílias dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Itamaraju (Nova Alegria), Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, Palmópolis e Rio Prado, em Minas Gerais. Serão 1.000 famílias beneficiadas com bolsas de subsistência e serão distribuídos 5.000 kits de higiene familiar, 5.000 kits de limpeza e 1.000 kits infantis. Ao todo, 24 mil pessoas serão beneficiadas. A iniciativa terá duração de seis meses e será realizada entre fevereiro e julho de 2022.