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por Nilo Pereira

Sugerimos que antes de lerem estes comentários, façam as leituras na Bíblia

1ª Leitura (Isaias 42,1-4.6-7)
Na segunda parte do livro de Isaías, começa a certa altura, a história de um personagem misterioso que o autor o identifica como o “Servo do Senhor”. Trata-se de um homem concreto ou é um personagem simbólico que representa todo o povo de Israel? Os bibllistas (que passam a vida estudando a Bíblia) ainda não conseguiram dar uma resposta definitiva e nem é tão importante consegui-la.
O interessante é que neste “Servo do Senhor” os primeiros cristãos reconheceram logo a figura de Jesus. Como aconteceu esta identificação de Jesus como o servo do qual fala Isaias?
Tudo começou naquele dia terrível em que Jesus foi condenado. Os discípulos, desesperançados, se perguntam como pôde acontecer que a vida de um homem bom e justo tenha terminado num fracasso. Procuram nas escrituras e, no livro de Isaias, encontram a história deste “Servo” que, depois de um processo iníquo, é eliminado do meio dessas pessoas que ele queria libertar. Então começam a entender: o que o profeta tinha proferido do “Servo do Senhor” realizara-se plenamente em Jesus de Nazaré.
Antes de tudo nos é descrito o seu chamado (vers.1). Foi escolhido porque era agradável a Deus e lhe foi confiada uma grandiosa e difícil missão; por isso foi invadido pela força do Senhor, pelo seu Espírito.
Não terá conduta dos dominadores deste mundo, não gritará, não elevará a voz nas praças, não destruirá o que estiver parcialmente estragado, mas procurará recuperá-lo; não desanimará diante das dificuldades e concluirá a obra para a qual foi enviado (vers.2-5).
Servindo-se de figuras, a última parte da leitura (vers.6-7) nos apresenta novamente a missão desse “Servo”. Revela que ele será luz para as nações, que abrirá os olhos aos cegos, que libertará os presos e os escravos que andam nas trevas.
Quase todos os versículos desta leitura, de fato, são registrados nos Evangelhos e aplicados a Jesus.

2ª Leitura (Atos dos Apóstolos 10,34-38)
A leitura nos traz uma parte do discurso de Pedro na casa de Cornélio em Cesaréia. Na igreja primitiva havia um problema muito debatido e que dividia a comunidade: podiam ou não os pagãos ser admitidos ao batismo?
No início, Pedro era até contrário, porém entendeu que o Senhor não faz acepção de pessoas; para ele não existem homens puros e impuros. Todos aqueles que acreditam em Deus e praticam a caridade, pertençam eles a qualquer povo, são aceitos por Ele (vers.34-36).
O discurso, em seguida, continua apresentando uma breve síntese da vida de Jesus (vers.37-38). Ele lutou contra qualquer forma de mal, contra tudo aquilo que oprime o ser humano. A obra a ser cumprida era árdua e difícil, mas ele conseguiu concluí-la porque Deus estava com ele.
É feita também menção ao tempo e lugar onde começou a se manifestar esta salvação: na Galiléia, no tempo em que João estava batizando ao longo do Rio Jordão.