1º Domingo do Advento

Diác. Reginaldo de Castro
Paróquia Sagrada Família
“Porque na hora em que menos pensais,o Filho do Homem virá.”
Evangelho (Mt. 24,37-44)
Começamos, neste final de semana, um novo ano na Igreja: o Ano Litúrgico A (são três ciclos — A, B e C — nos quais refletimos toda a vida de Jesus). O Ano Litúrgico tem início com o Tempo do Advento, composto por quatro domingos de preparação para a chegada de Jesus em nosso meio e em nossa vida.
Já percebemos por toda parte que o Natal se aproxima.
O Natal comercial é sinônimo de lucro. O Natal cristão é acolher Jesus em nossa vida. Com vigilância e compromisso, preparamos bem, no Advento, a chegada de Jesus no Natal.
Como nos dias de Noé, a sociedade nos convida a “aproveitar a vida”: comer, beber, desfrutar do prazer, consumir e competir… e só!
Como cristãos, somos tentados a fazer o mesmo que o povo do tempo de Noé fazia: “deixar o barco da vida correr”.
O Evangelho nos alerta: este mundo não nos satisfaz plenamente. Em meio a tantos apelos contrários ao Evangelho, somos convidados a agir como Noé: ouvir a voz de Deus. Como?
• Com vigilância: permanecendo atentos aos apelos de Deus em nossa vida, na família, no trabalho e nos ambientes em que vivemos. É aí que Deus nos fala!
• Com compromisso: atuando pela causa de Cristo. Ele é o dono da casa mencionada no Evangelho de hoje. Nele encontramos o verdadeiro sentido da vida.
Não podemos deixar que o ladrão arrombe a nossa casa e roube o que há de melhor em nossa família e em nossa comunidade.
Que ladrão é esse?
É aquele que não suporta a implantação do Reino de Deus — o Reino onde não há explorados nem exploradores, onde não existe exploração sexual nem crianças morrendo de fome, onde as pessoas lutam contra todos os tipos de pecado. Esse ladrão tenta entrar dentro de nós, nas famílias e nas comunidades. E vamos ficar de braços cruzados diante dele?
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. A hora do compromisso é agora.
Para quem não vigia e não se compromete com o Evangelho, a vinda de Cristo será uma surpresa desagradável, como a visita inesperada de um “ladrão”.
Para os vigilantes, porém, a vinda de Cristo é a chegada do grande e esperado Amigo!
Todo povo sofredor, há séculos, espera por sua libertação.
Que a celebração do Advento seja um sinal de que Cristo Salvador é a resposta de que mais necessitamos.
Preparemo-nos! Ninguém nos garante que estaremos vivos no próximo ano. Não sabemos o dia de nossa morte. Este pode ser o nosso último Advento neste mundo. Portanto, faça deste Advento o melhor da sua vida. Seja prudente, fiel e vigilante. O Filho do Homem pode vir a qualquer momento para nos buscar.
Vamos nos preparar bem para o Natal. Quem sabe faz a hora!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

