17 de Outubro – Ano de 1925
Compartilhe

P. Elisiario C. Barros
Completa hoje mais um anniversario de existencia o venerando sacerdote P. Elisiario de Camargo Barros, ex-Vigario desta Parochia e fundador deste jornal.
Sacerdote virtuosissimo, senhor de uma bella intelligencia e vasta cultura, soube o P. Elisiario durante o seu longo parochiato nesta cidade conquistar a veneração de todos os seus parochianos.
Alma generosa, repleta de amor ao proximo, Ytú deve a elle a fundação desse modelar estabelecimento de caridade – o Asylo de Mendicidade, do qual foi fundador e seu protector durante longos annos, amando de verdade aos pobres, não poucos são aquelles aos quaes elle, em segredo os soccorreu, sendo justamente cognominado, o pae dos pobres.
Si o nome desse venerando sacerdote é gravado nesta casa, como o do seu dedicado fundador, é também elle guardado com verdadeiro amor e carinho pela nossa terra, que nelle ve um dos seus mais dignos e esforçados benemeritos e o dedicado amigo ae protector da sua pobreza.
Ao Remo. Sr. P. Elisiario, osculando as suas santas mãos, felicitamos e fazemos votos para que Deus ainda lhe conceda longos e felizes annos para maior felisidade nossa e alegria dos pobres a que soccorre.

P. Lombardi
Telegrama procedente do Rio trouxe-nos a infausta e dolorosa noticia de haver fallecido victima de uma congestão cerebral, o venerando e virtuoso sacerdote jesuita R. Padre Justino Maria Lombardi.
Não cabe aqui, em uma notícia escripta ás pressas e a ultima hora, traçar o necrologio deste venerando sacerdote, o que faremos em nosso proximo numero; queremos apenas ao registrar esta noticia, que a todos nós vem encher de sincera magoa, dar expansão ao pezar e trristeza que nos acabrunha; aqui nesta casa era o nome do P. Lombardi admirado e venerado como o de um amigo dedicado, como o de um sacerdote cujo saber, illustração e peregrinas virtudes, soube se impôr e conquistar a estima e a veneração publica.
Ytú, esta cidade que por muito tempo serviu de campo para a piedosa missão desse virtuoso sacerdote, na verdade dedicava-lhe sincera veneração e sinceramente o seu desapparecimento do numero dos vivos, do numero desses que ardendo em amor á Deus e ao proximo passam pelo mundo somente praticando o bem.
Ao Revdo. Sr. P. Luiz Yabar, venerando Superior dos Jesuítas da Residencia do Bom Jesus, a Federação apresenta os seus sentimentos de pezar, pedindo transmiti-los aos seus virtuosos irmãos de habito.

Pesquisa – Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus),
respeitada a ortografia original.