Sim, o homem moderno também precisa de um Salvador
Compartilhe

Pe. Francisco Carlos
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Hoje surgiu a luz do mundo: O senhor nasceu para nós. Ele será chamado admirável, Deus, Príncipe da paz do mundo novo, e o seu reino não terá fim.” (Antífona de entrada da Missa de Aurora de Natal)

Estimados leitores! Na noite de Natal ouvimos os sinos jubilantes ressoarem a alegria do anúncio do nosso salvador, Jesus Cristo. É um anúncio celestial que nos convida a não temer mais as trevas do pecado, pois Deus manifestou-se à humanidade trazendo da salvação. A alegria será para todos. O anúncio da esperança e da salvação se faz presente no mundo. “Na cidade de Davi, nasceu-nos um salvador que é o Cristo Senhor.” (Lc 2,11) Vinde, vinde, vinde cristãos adora-Lo!

Mas qual significado tem para o homem moderno a vinda de um salvador? Será que o homem que pisou na Lua e em Marte e hoje desenvolve a Inteligência Artificial, o oceano digital, a aldeia global, o mundo virtual e as modernas tecnologias de comunicação, realmente precisa de um salvador? Parece que não, mas não é bem assim.

Em nossa dita moderna sociedade, perante todo avanço tecnológico e sucesso do homem, ainda temos seres humanos, feitos a imagem e semelhança de Deus, que ainda morrem de fome, doenças não controláveis e de miséria. O consumo desenfreado leva-nos a viver paixões momentâneas que nos ilude e, desta forma, pensamos que vivemos felizes, mas na verdade, aqueles que se deixam levar por essas paixões são tão vítimas quanto os que morrem. Não morrem da morte física, mas da morte moral.

Este falso sentimento afasta as pessoas de Deus e com isso, um enorme abismo se abre na vida e quando se dão conta estão vivendo nas mais profundas trevas, muitas vezes privados de ver a esperança da salvação, pois perdem a dignidade e elegem deuses em suas vidas, deixando de lado o verdadeiro Deus. Falsos profetas anunciam uma vida de facilidades que se difere do caminho do Calvário.

Mas Deus em sua infinita misericórdia não abandona a humanidade. Aos nossos frágeis pensamentos humanos, não conseguimos entender como pode acontecer tamanha misericórdia. Mesmo no fundo das trevas do mundo moderno, Deus resgata seus filhos para uma vida nova. É Natal e mais uma vez se renova a salvação para a humanidade. A verdadeira luz volta a brilhar para toda a humanidade em mais uma ação salvadora de Deus. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós.” Proclama o Evangelista João, Cristo vem novamente entre o seus e a quem o recebe, dá novamente a possibilidade de ver a esperança da Glória Divina e de compartilhar o amor da noite santa de Belém.

Sim, o homem mesmo com tanto progresso e inteligência precisa de um salvador. Cristo é o Salvador! Ele é o príncipe da paz. Mas quem levará essa mensagem cristã aos ambientes com conflitos e desarmonia? Todos nós batizados e missionários. Somos responsáveis de irradiar a luz do Cristo Salvador e Senhor Nosso, a todas as pessoas que perderam a dignidade e hoje não conseguem a comunhão com os irmãos e com a Igreja. Cristo é o Salvador também do homem de hoje.

Meus irmãos, que na noite de Natal, o sinos da modernidade levem a todos os homens a mensagem de alegria e esperança: Em Jesus Cristo, Deus se revelou plenamente à humanidade. O Messias nasceu da Virgem Maria e renasce nesta noite santa na Igreja. É Ele que traz todo amor do Pai. Ele é o Salvador do mundo. Não tenhamos medo em abrir nossos corações para acolhe-Lo, para que sejamos terrenos férteis de amor e paz.

“Eis que veio o Senhor dos senhores, em suas mãos, o poder e a realeza.” (Antífona da Missa da Epifania do Senhor)

Um Santo e Feliz Natal a todos!

 

Veja também: