23 de Agosto – Ano de 1924
Compartilhe

Festa de N. Sra. do Carmo
Revestiu-se de grande brilhantismo e esteve muito devota e concorrida a festa de Nossa Senhora do Carmo, sendo a mesma precedida de uma solemne novena á grande orchestra, e com praticas nos tres últimos dias. No domingo, dia da festa, houve, pela manhã, diversas missas rezadas com grande numero de communhões, pelas 10 horas, solemne missa cantada, com sermão ao Evangelho; e pelas 5 ½ da tarde, magestosa procissão que percorreu as ruas do Commercio, Paula Souza, e Barão de Itahym, tomando parte na mesma grande numero de anjos e mordomas, as irmandades e associações catholicas da parochia, duas bandas de musica e innumero povo, que enchiam as ruas e os largos por onde passou o magestoso prestito.
Durante o percurso e alternadamente com as peças musicaes eram entoados lindos e devotos canticos respondidos pelo povo com bella harmonia, o que dava não pequeno realce á imponente procissão.
Á entrada pregou o mesmo orador sacro, Rev. Sr. Frei Liberato, que foi muito apreciado nas suas praticas e sermões.
A orchestra, regida pelo sr. maestro Tristão Junior, esteve magnifica tanto nas solemnidades da novena, como na missa cantada, merecendo francos elogios dos entendidos em musicas sacras.
Apezar do tempo muito frio e ventania, os leilões de prendas estiveram bem concorridos, rendendo mais de oitocentos mil réis, segundo estamos informados.
Sabemos que para o anno será festeiro o sr. Pedro de Paula Leite, o que quer dizer que essa festa terá grande pompa e brilhantismo.

Festa de Santa Rosa
Com grande cocorrencia especialmente dos alumnos e alumnas do catecismo da igreja do Bom Jesus, se está celebrando ali a festa de Sta. Rosa de Lima e de S. Sebastião, padroeiros dos meninos e meninas da comunhão reparadora.
O tríduo começou quinta-feira ultima, ás 6 ½ da tarde, constando da recitação do terço, canto das ladainhas e hymno de Santa Rosa e São Sebastião, pratica pelo apreciado orador sacro, revmo. sr. P. Alvarenga, e bençam com o SS. Sacramento.
O seu encerramento se dará amanhã, havendo missa com comunhão geral, as 7 ½ da manhã e pelas 6 ½ da tarde as devoções do tríduo.

Pesquisa – Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus),
respeitada a ortografia original.