16 de Agosto – Ano de 1924

Manifestação popular
Em regosijo pelo triumpho da legalidade, que veio restabelecer a ordem e a paz neste Estado, uma commissão de sócios do Gremio L. Paula Sousa e do Ytuano Club, promoveram domingo ultimo, à noite, uma grande manifestação popular. Precedidos da banda “José Victorio”, e tendo á frente a Bandeira Nacional, a de S. Paulo e a do Ytuano Clube, os manifestantes, depois de um breve e eloquente discurso do sr. Ataliba Borges, que falou de uma das janelas do “Central Club”, percorreram a Praça P. Miguel e diversas das principaes ruas da cidade, saudando as autoridades, as redacções dos jornaes e o Revmo. Sr. Vigario. Em frente á redação da “Cidade” falou o sr. Francisco Nardy Filho, respondendo o sr. prof. Accacio V. Camargo. D’ali seguiu o prestito a redação do “Republica”, falando o sr. Ataliba Borges, e respondendo o sr. Affonso Borges, seu redactor. Seguiram os manifestantes d’ali para a residencia do sr. Dr. Juiz de Direito, que foi saudado pelo sr. advogado Sampaio Netto. Em poucas, mas eloquentes palavras, sua Exa. agradeceu a manifestação aconselhando calma e appaludindo o patriotismo dos manifestantes.
Em seguida dirigiu-se o prestito ao Hotel Peres, onde o sr. Ataliba Borges saudou o sr. Delegado, Dr. A. Sucupira que, por achar-se um pouco indisposto, deu a palavra ao sr. advogado Sampaio Netto, que em nome do manifestado aggradeceu ao orador e ao povo aquella manifestação de apreço á sua pessoa.
Subindo dali, foi o prestito popular á redação da “Federação” onde, saudado pelo sr. Ataliba Borges, respondeu o seu redactor, Dr. Manoel Maria Bueno.
Continuando a sua passeata, foi a grande massa popular até á residencia do Revmo. Sr. Vigario P. José Maria Monteiro. Ali falou o sr. Francisco Nardy Filho, respondendo S. Revma., em bello e substancioso discurso, em que lembrou os nomes de não poucos sacerdotes brasileiros que muito luctaram pela independencia do Brasil.
Todos os discursos foram grandemente aplaudidos pela multidão que, de instante a instante, levantava vivas enthusiasticos ao Brasil, á Republica, a S. Paulo e as bravas forças que se bateram pelo triumpho da legalidade.
Na praça P. Miguel dissolveu-se o prestito na melhor ordem possivel. Então um grupo de rapazes trataram de fazer o enterro symbolico do general Isidoro Dias Lopes, o capataz dos revolucionarios e ao som não de uma marca fubre mas de um divertido tanto executado pela banda “Jose Victorio” levaram o caixão mortuário para os lados do cemiterio municipal, e atiraram ao córrego que passa junto á estação, para que as suas aguas o levassem á fossa séptica, dizendo ser a unica sepultura digna do chefe da malfadada e gorada revolução.

Pesquisa – Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus),
respeitada a ortografia original.