Diocese retoma Assembleias da Ação Evangelizadora
Na última terça-feira, dia 8, a Diocese de Jundiaí retomou os trabalhos para a elaboração do novo Plano de Ação Evangelizadora, que deve nortear as ações da Igreja nos onze municípios da Diocese nos próximos anos. O Bispo Diocesano Dom Vicente Costa abriu a reunião de formação para os delegados paroquiais, que contou com a participação de 67 paróquias da Diocese.
O projeto de elaboração do novo Plano Diocesano de Ação Evangelizadora teve início em 2019, na Diocese de Jundiaí. Diferente dos planos anteriores, este tem a intenção de primeiro ouvir os leigos e, a partir das demandas vindas das paróquias, realizar a elaboração de um novo plano. Foram realizadas assembleias paroquiais, das quais saíram várias sugestões, críticas e uma leitura mais concisa das realidades paroquiais.
O segundo passo foi a realização das assembleias regionais, no início de 2020, nas quais foram debatidos os dados apurados e compilados das assembleias paroquiais. Uma nova rodada de assembleias regionais estava programada para apurar as demandas das regiões. Porém, devido à pandemia, essas assembleias tiveram que ser canceladas.
A noite do último dia 8 foi de grande importância para a Diocese, pois marcou a retomada do projeto. Através de videoconferência, os delegados paroquiais – escolhidos nas assembleias paroquiais – iniciaram o processo de formação para a realização das assembleias regionais, que acontecerão no segundo semestre deste ano e culminarão com a Assembleia Diocesana Sinodal, que deverá ocorrer até o final de 2021.
O Bispo Diocesano Dom Vicente Costa fez a abertura da reunião da noite de 8 de junho e demostrou a sua imensa alegria no retorno do projeto que terá como desfecho a elaboração do Plano da Ação Evangelizadora, seguindo às diretrizes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Dentre as paróquias participantes do encontro, 42 delas reuniram presencialmente seus párocos, vigários, diáconos e delegados para acompanharem juntos a videoconferência. Cabe destacar que foram seguidos todos os protocolos de segurança sanitária. Outras 23 paróquias participaram com seus membros diretamente de suas residências.
As assembleias, bem como toda metodologia para a elaboração do novo plano, são dirigidas pelo padre Leandro Megeto, pároco da Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí, e coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. Os delegados paroquiais juntamente com padres e diáconos voltarão a se reunir no próximo dia 22 de junho, para mais um encontro de formação, de um total de cinco.