Missa do Crisma reúne Clero Diocesano
A Missa do Crisma da Diocese de Jundiaí reuniu na noite da quarta-feira (27/03), na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, o clero, religiosos (as), seminaristas e leigos que representaram os fiéis das 70 paróquias do território que compreende a Diocese. A missa foi presidida por Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, e concelebrada por Dom Vicente Costa, Bispo Emérito, e pelo Vigário Geral, Pe. Carlos José Virillo.
(Foto em destaque: Dom Arnaldo abençoando os Santos Óleos / Setor de Comunicação DJ)
A Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, como também é conhecida, é, para a Igreja, sinal de comunhão. Nesse sentido, em sua homilia, Dom Arnaldo falou dos Óleos da Crisma e dos Catecúmenos, como dons oferecidos na Cruz do Senhor, da sua Páscoa, e do seu Espírito doado “gratuitamente e graciosamente”.
Ao se referir ao batismo e à crisma, o bispo utilizou a imagem da criança e do jovem apaixonado, como também ao sacramento da Ordem. “Viver a espiritualidade cristã implica em tornar-se criança e viver apaixonado pelo Evangelho como um jovem quando experimenta o seu primeiro amor”, disse. Também referiu-se ao Óleo dos Enfermos, como ministério da cura.
E por fim, refletiu sobre a importância da comunhão presbiteral e exortou a comunhão do amor trinitário como fonte de toda a ação da Igreja. “Os Santos Óleos são mais eficazes se administrados na comunhão e na caridade! O Amor tudo pode!! Sua força é irresistível!!”, concluiu.
Durante o rito, os presbíteros renovaram as promessas sacerdotais e Dom Arnaldo abençoou os óleos dos enfermos e dos catecúmenos, e consagrou o óleo do Crisma, que serão utilizados no decorrer do ano litúrgico na administração dos sacramentos pela diocese.
(Fonte: dj.org)