Presépios do Vaticano homenageiam o primeiro presépio de São Francisco
Como acontece todos os anos, o Vaticano expõe neste período do ano, na Praça São Pedro e na Sala Paulo VI, dois presépios e uma árvore de Natal, vindos de comunidades de várias partes da Itália. Neste ano, de modo especial, os presépios fazem memória da cena da natividade idealizada há 800 anos por São Francisco de Assis.
(Foto em destaque: Papa Francisco diante do altar em Greccio, onde São Francisco montou o primeiro presépio. / Vatican News)
Em 1223, o “Poverello de Assis” pretendia criar o primeiro presépio e o Papa Honório III aprovou a “Regra Selada” para os Frades Menores. Em memória desse duplo aniversário, os presépios deste ano, na Praça São Pedro e na Sala Paulo VI, virão do ‘Valle Reatina’, na diocese de Rieti, enquanto a monumental árvore de Natal virá do alto vale de Maira, no município de Macra, na diocese de Saluzzo e na província de Cuneo.
A tradicional inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal aconteceram em cerimônia na Praça São Pedro no último dia 9 de dezembro, com a participação de autoridades eclesiásticas e civis. Os dois símbolos natalinos poderão ser visitados por fiéis, peregrinos e turistas até 7 de janeiro de 2024.
No mesmo dia, pela manhã, as delegações de Rieti e Macra foram recebidas em audiência pelo Papa Francisco na Sala Paulo VI, quando também foi apresentado o presépio montado na sala de audiências.
Veja também:
- Presépios do Vaticano homenageiam o primeiro presépio de São Francisco
- Natal de São Francisco em 1223
- Azulejos de vidro veneziano na Sala Paulo VI
- A árvore no espírito da Laudato Si’