A árvore no espírito da Laudato Si’

Instalado na Praça São Pedro, o pinheiro branco, com quase 25 metros de altura, é originário do alto vale alpino que leva o nome do riacho que o atravessa: o Maira, no município de Macra, um local de descanso e interação, localizado a uma altitude de 875 metros e formado por 17 vilarejos e povoados.

(Foto em destaque: Na Praça São Pedro, no Vaticano, a árvore de Natal de 25 metros de altura, junto ao presépio. / Vatican News)

O município nasceu em 1928 a partir da fusão de Alma e Albaretto, criados como distritos autônomos em 1602. E foi dos paroquianos de Albaretto di Macra, alguns habitantes orgulhosos das tradições do povo das montanhas, que nasceu a iniciativa de doar a árvore de Natal ao Papa Francisco, que se tornou possível graças à contribuição do município de Cuneo.

Uma característica especial diz respeito à decoração, que segue os princípios de cuidado com a Casa Comum, no espírito da encíclica “Laudato si” do Papa Francisco. Muito diferente dos anos anteriores, a decoração se caracteriza pela presença das milhares flores edelweiss da empresa ‘Piumatto della Edelweiss’ de Villar San Costanzo. Elas simbolizam a neve e trazem para a Praça São Pedro a flor que caracteriza o vale de Maira.

É muito importante considerar que as edelweiss vivem em seu estado natural acima de 1800 metros de altitude. A empresa, que tem como objetivo proteger o meio ambiente, cultiva-as na planície sem comprometer as que estão em seu estado natural, de modo que são preservadas dessa forma para proteger a flora típica da montanha.