Comunidade de jovens Cojapa celebra seu Jubileu de Ouro

Fazendo parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Comunidade de Jovens Aparecida Itu (Cojapa) celebrou seus 50 anos de criação no último sábado (18/02), com Missa Solene celebrada pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. As comemorações contaram também com palestra, Terço Mariano encenado, Tríduo e confraternização.

Criada em 1973, a comunidade de jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida passou por diversos momentos diferentes ao longo das últimas cinco décadas. Diferentes situações históricas do país, contextos diferentes da vida da juventude e também da participação do jovem na vida da Igreja.
Nesses 50 anos, centenas de jovens fizeram parte da Cojapa. Muitos deles seguiram vocações específicas dentro da Igreja, como o sacerdócio, a vida religiosa consagrada e o diaconato permanente. Muitos outros, como leigos, continuam a manter viva a chama que foi cultivada nos anos de convívio na comunidade de jovens.
O clero presente na Missa Solene (esq. p/ dir.): padre Adriano, diácono Francisco Martins (atrás), padre Francisco Rangel, Dom Eugênio, Dom Arnaldo, padre Ton (atrás), padre Wagner, padre Robinson e diácono Valdeci.A comemoração do Jubileu de Ouro da Cojapa teve seu ápice no último sábado (18), com a missa celebrada por Dom Arnaldo. No altar, também estiveram presentes Dom Eugênio Lambert Adrian Rixen, bispo emérito de Goiás; os padres Ton Ferreira (pároco), Wagner Pereira (vigário paroquial), Adriano Zuculin, Francisco Rangel e Robinson Veronese. A celebração foi auxiliada pelos diáconos Valdeci e Francisco Martins.
Alguns dos sacerdotes e diáconos foram integrantes da Cojapa na juventude, assim como muitos outros leigos – hoje pais e avós – que fizeram questão de comparecer à celebração.

Comemorações
As comemorações em torno do Jubileu de Ouro da Cojapa tiveram início no sábado anterior (11), com a palestra do pregador, cantor e apresentador Dunga, que reuniu cerca de 500 pessoas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.
Na segunda (13), os jovens da Cojapa encenaram e rezaram o Terço Mariano.
Um importante momento de partilha sobre as Vocações aconteceu na terça (14). Os atuais integrantes da Cojapa tiveram a oportunidade de conversar com “ex-cojapistas”, entre eles a religiosa Irmã Lídia e os diáconos permanentes Valdeci e Francisco Martins.
Na quarta (15) teve início o Tríduo em preparação ao Jubileu, que prosseguiu até sexta (17), com missas, orações e adoração ao Santíssimo Sacramento.
No sábado (18), dia do Jubileu de Ouro da Cojapa, aconteceu a Missa Solene e, em seguida, um jantar de confraternização na Fazenda Vassoural.
Agradecimentos
Uma das coordenadoras da Cojapa, Rosângela Sebeneli (Rose), falou da experiência de celebrar os 50 anos da comunidade. “O Amor e o Carinho que o Senhor nos deu e nos mostrou em cada detalhe, em cada palavra, em cada gesto, foi sobrenatural. Diante de tudo que vivemos e sentimos, o que nos foi revelado é que até aqui o Senhor nos tem ajudado!”
Ela fez questão de lembrar todos que fizeram parte da história da comunidade. “Obrigado a todos que iniciaram e que plantaram essa semente para que ela germinasse. Ela germinou e hoje somos uma Comunidade de Jovens com 50 anos, da qual me orgulho porque eu e todos os demais coordenadores fazemos parte.”
“Quero agradecer em particular a todos os nossos jovens atuais e também à nossa coordenação: Rose e Cacio, Leila e Júlio, Wellington e Viviane, João e Kátia. E agradecer em especial ao nosso querido padre Ton, que sempre nos apoia e sempre confia em nosso trabalho”, concluiu Rose.
Abaixo, imagens das comemorações. (Fotos: Dirce Silva / PASCOM PNSA)
Palestra com o pregador Dunga – 11/02
Tríduo – 1º dia – 15/02
Tríduo – 2º dia – 16/02
Missa Solene – 18/02
Confraternização – 18/02