É Natal!! “Despontou o santo dia para nós!”
Compartilhe

“Despontou o santo dia para nós: Ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra!” (Lc 2,14)

“Um sinal admirável do amor de Deus pela humanidade”. Assim o Papa Francisco refere-se ao presépio, a representação do Nascimento do Menino Jesus, em sua Carta Apostólica “Admirabile signum” (Admirável sinal).

Destacando a importância de preservarmos a tradição de montar o presépio em nossas casas e nas igrejas, Francisco pergunta: por que o presépio atrai o nosso olhar, mobiliza nossa imaginação e nos comove tanto? “Antes de mais nada, porque manifesta a ternura de Deus. Ele, o Criador do universo, abaixa-Se até à nossa pequenez”, diz o papa.

Acreditando na importância do presépio para a celebração do Natal, especialmente em nossas famílias, o jornal “A Federação” traz hoje esta Edição Especial de Natal, que apresenta a história e o significado do presépio e de seus principais personagens, além de trazer mensagens e depoimentos de sacerdotes e famílias de nossas paróquias, também disponíveis em vídeo.

Usando as palavras do Papa, convidamos todos os leitores para que “abramos o coração a esta graça simples, deixemos que do encanto nasça uma prece humilde: o nosso ‘obrigado’ a Deus, que tudo quis partilhar conosco para nunca nos deixar sozinhos”.

Boa leitura e um feliz Natal!

 

Veja os principais temas:

Presépio: a representação do amor de Deus por nós

O presépio nas igrejas: lugar de contemplação do mistério do Natal

“Para viver o Natal, redescubramos a pequenez de Deus!”

O saudoso presépio mecânico do Bom Jesus

O presépio motiva a vivência do Natal em família

Na família, o presépio traz o Nascimento de Jesus mais perto de nós