Francisco: comunicar com coragem os valores cristãos, dando voz aos excluídos
Compartilhe

A emoção da comunidade do Vatican News e de todos os departamentos que compõem o Dicastério para a Comunicação que foram recebidos pelo Papa em audiência por ocasião de sua Plenária. De Francisco, ouviram o encorajamento a arriscar, mas sempre imbuídos dos valores cristãos.

O último compromisso da manhã deste sábado (12/11) para o Papa foi com o Dicastério para a Comunicação e, portanto, com toda a comunidade que compõe o Vatican News.

A ocasião foi a Plenária do Dicastério, que se conclui neste 12 de novembro sobre o tema “Sínodo e comunicação: um percurso a desenvolver”. E a sinodalidade foi o centro do discurso que o Pontífice entregou ao prefeito, Dr. Paolo Ruffini, preferindo dirigir algumas palavras de modo espontâneo.

Francisco ressaltou que a comunicação é conexão humana, não é “filosofia do alto-falante” ou um papagaio que é uma ida sem volta. A comunicação é uma via de mão dupla. “Um verdadeiro comunicador deve estar atento ao retorno, àquilo que vem, à reação que provoca o que eu digo.”

O Pontífice pediu ainda uma comunicação “humana”, com valores cristãos e com o calor humano, não puramente técnica. “A técnica é necessária para o desenvolvimento, mas se há o humano.” O Papa disse desconfiar dos comunicadores “assépticos”, que são pura técnica e privados de valores. “A técnica ajuda se por trás há um coração.”

“Isto é muito importante, comunicar com o coração e com o humano, com os valores e ir avante.” Eis então a exortação de Francisco:

“Arrisquem, não tenham medo! Arrisquem para encontrar o outro na comunicação.”