Missa de Santa Teresa e bênção aos professores no Carmo
Na Igreja Nossa Senhora do Carmo foi celebrado no último sábado (15/10) o dia de Santa Teresa D’Ávila, conhecida entre os carmelitas como Santa Teresa de Jesus.
Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515. Aos vinte anos, ingressou no Convento do Carmelo de Ávila. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumindo a partir dessa experiência a sua conversão ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual, São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, a reforma do Carmelo feminino.
Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo: “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”, entre outras. Morreu em Alba de Tormes, em 15 de outubro de 1582, aos 67 anos. Em 1622 foi proclamada santa e, em 1970, o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja.
Conheça mais sobre a vida de Santa Teresa D’Ávila neste link.
A missa foi do último sábado (15) celebrada pelo frei Alonso Malaquias, que concedeu uma bênção aos professores, dos quais Santa Teresa D’Ávila é padroeira.
Abaixo, imagens da celebração.
(Fotos: Juliano Christofoletti / PASCOM Carmo Itu)