Mês Vocacional: “Cristo Vive! Somos suas testemunhas”
Com o tema “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18), a Igreja no Brasil celebra neste mês de agosto o Mês Vocacional. Nesse período, a Igreja relembra a importância de estarmos atentos ao chamado de Deus para nossas vidas e intensifica as orações para que Ele desperte vocações para os diversos serviços ao anúncio do Evangelho.
A palavra vocação vem do latim “vocare” e significa “chamado”. Dessa forma, vocação é algo pessoal, que nasce dentro de cada pessoa. Todos somos chamados por Deus para anunciar o Evangelho e nos tornamo suas testemunhas. Mas a concretização desse chamado depende de nossa resposta a Deus, que precisa de nossa atenção, reflexão e discernimento.
O Mês Vocacional foi instituído em 1981 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde então, católicos em todo o país aproveitam o mês de agosto para refletir sobre seus chamados e suas missões, além de pedir a Deus pelo surgimento de novas vocações a serviço da Igreja.
Em 2022, o tema escolhido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB para celebrar o Mês Vocacional é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema é “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).
Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão, destacou que a proposta do Mês Vocacional 2022 “é anunciar a verdade de que Cristo vive. Nós somos suas testemunhas, a exemplo de Maria Madalena no Evangelho, e a nossa missão como Igreja é anunciar a todo mundo que Cristo está vivo e que nós vimos o Senhor, experimentamos a sua presença, experimentamos que ele caminha conosco, fala conosco, que o seu amor é maior do que a própria morte”. Disse ainda: “Que este Mês Vocacional possa aquecer o coração de cada pessoa, de cada cristão para esse despertar vocacional de toda a Igreja. A Igreja vive a vocação sempre como graça e missão porque Jesus está vivo e nós somos testemunhas”, finalizou.
Neste mês, todas as vocações são recordadas a cada Domingo: primeiro Domingo a vocação presbiteral, com o “Dia do Padre”; segundo Domingo a vocação ao matrimônio, com o “Dia dos Pais”; terceiro Domingo a vocação à vida religiosa, “Dia dos Religiosos e Religiosas”, e o quarto Domingo a vocação dos leigos e leigas, com o “Dia do Catequista”.
O cartaz
A arte do cartaz para o Mês Vocacional de 2022 foi inspirada no tema “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e no lema “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).
O autor é o padre Reinaldo Leitão, natural do Maranhão, sacerdote e religioso rogacionista, atualmente diretor da Revista Rogate de Animação Vocacional. Ele explica os elementos da arte:
• Cristo ressuscitado: busca evidenciar a Boa notícia, o autor da nossa vida, do chamado vocacional e da missão.
• Coração e mãos chagadas: representam o amor, a doação e os desafios na promoção e no cuidado para com a vida, dom vocacional.
• Cruz: a vitória da vida sobre a morte, árvore da vida e esperança.
• Mulher: o primeiro anúncio e testemunho vocacional.
•Luz e Caminho: a fé ilumina todo o nosso itinerário e a nossa missão vocacional.
“Cristo Vive! O cartaz foi inspirado nesta certeza de fé, impulsionando-nos sempre mais para o testemunho da vida que vence a morte e nós dá salvação”, diz o autor.
Encontros de formação
Durante o mês de agosto acontecerão encontros on-line inspirados no tema do mês vocacional. A iniciativa acontecerá sempre aos sábados, às 10h, com diversos temas, com o objetivo de promover reflexão e interação vocacional.
A “Hora Vocacional”, como é conhecida, é uma idealização da Revista Rogate de Animação Vocacional. É realizada em parceria com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Nacional da CNBB, Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e outros organismos da Igreja.
Confira a programação:
• 06/08 – “Vocação à Vida Religiosa Consagrada: louvor de Deus e profecia de nova humanidade”
• 13/08 – “Vocação à Vida Matrimonial: dom mútuo que gera e educa a vida”
• 20/08 – “Vocação ao Ministério Ordenado: instrumento da graça e misericórdia de Cristo”
• 27/08 – “Vocação Laical: chamados a ser guardiões uns dos outros e da criação”
As inscrições podem ser feitas pelo site: https://mesvocacional.rogate.org.br/
Uma intenção a cada domingo
Neste Mês Vocacional, a Igreja relembra a cada domingo as diferentes vocações. Neste primeiro domingo (07/08), celebramos as vocações ordenadas, como os padres e os diáconos. Rezemos a Deus que desperte mais jovens para o ministério ordenado, colocando-se inteiramente a serviço de Deus e da Igreja.