Dom Arnaldo inicia missão de Bispo Diocesano de Jundiaí neste sábado
A Diocese de Jundiaí celebra neste sábado (13/08), o início de missão de seu 6º bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto. Nomeado pelo Papa Francisco em junho, Dom Arnaldo assume o lugar de Dom Vicente Costa, que renunciou por motivo de idade e agora passa a ser bispo emérito.
Criada em 1966 pelo Papa Paulo VI, a Diocese de Jundiaí teve como seu primeiro bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, frei carmelita ituano, que permaneceu à frente da diocese até sua morte, em 1982. Em seguida, assumiram o governo da diocese: Dom Roberto Pinarello de Almeida (1982-1996), Dom Amaury Castanho (1996-2004), Dom Gil Antônio Moreira (2004-2009), padre Joaquim Wladimir Lopes Dias (como administrador diocesano, entre 2009 e 2010) e Dom Vicente Costa (2010-2022).
O sexto bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, nasceu em 1967, em São Paulo. Além da formação em Filosofia e Teologia, frequentou cursos de direção espiritual e aconselhamento pastoral nos Estados Unidos, e de capelania hospitalar na Irlanda. Foi ordenado sacerdote 1997 e incardinado na diocese de Araçatuba (SP). Foi pároco da paróquia de São Brás, em Birigui (SP); vigário paroquial da paróquia Saint Roman, em Chicago; diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP); pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP); e reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba (SP). Foi ordenado bispo em 2016, sendo nomeado bispo coadjutor e, no mesmo ano, sexto bispo diocesano de Itapeva (SP).
Dom Arnaldo assume agora como 6º bispo diocesano da Diocese de Jundiaí, com uma população de mais de um milhão de habitantes, dos quais cerca de 66% professam a fé católica. A diocese engloba onze municípios: Jundiaí, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista. São 66 paróquias e uma quase-paróquia, contando com 95 presbíteros diocesanos, 28 sacerdotes membros de institutos religiosos, 143 diáconos permanentes e 42 seminaristas.
A celebração de início de missão
A Missa de Posse será celebrada às 9h30, no Centro de Evangelização “Arca da Aliança, Mãe da Divina Providência”, na Paróquia Cristo Redentor, em Várzea Paulista. O local foi escolhido após a necessidade de mudança comunicada pela Diocese no último sábado (06/08), “por motivos de segurança”. A Missa estava programada para ser realizada no Ginásio “Bolão”, em Jundiaí.
Veja a matéria sobre a mudança de local neste link.
Veja neste link as orientações para quem for à Missa de Posse.