A Cerveja Artesanal “PAVLVS” foi criada em 2020 com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação São Paulo da Boa Imprensa – ASPABI, mantenedora do jornal “A Federação”. Surgiu pela iniciativa de membros da Diretoria da ASPABI e de amigos “cervejeiros voluntários”. O nome “PAVLVS” é uma homenagem a São Paulo, padroeiro da comunicação e da mantenedora do jornal.

Três edições da cerveja artesanal já foram realizadas: em setembro de 2020, em dezembro de 2021 e agora, em dezembro de 2022.

Tipos de cerveja. Nas três edições foram produzidos dois tipos de cerveja:

  • Witbier, cerveja de origem belga que leva maltes de cevada e de trigo, além de coentro e casca de laranja, conferindo um sabor cítrico e baixo amargor; 
  • Kolsch, cerveja de origem alemã, com notas de frutas e lúpulo, considerada limpa, equilibrada e refrescante. 

Na primeira edição foram produzidos 40 litros de cada tipo, com grande aceitação do público, o que estimulou a equipe a dobrar a produção na segunda edição, chegando a 160 litros no total e alcançando novamente um grande sucesso na comercialização das cervejas. Nesta terceira edição, foi produzida a mesma quantidade: 80 litros do tipo Kolsch e 80 litros do tipo Witbier.

 

Parceria. Em todas as edições, o processo contou com o trabalho de voluntários e com a parceria de empresários do setor cervejeiro da região. Nesta 3ª edição, a produção contou com a parceria de Chima’s Beer, Sétimo Copo – cujos proprietários também se engajaram como voluntários – e também de Taverna Bebidas, que contribuiu com a lavagem das garrafas.

Venda. A 3ª edição da Cerveja Artesanal “Pavlvs” foi comercializada em kits com duas garrafas de 600ml, sendo uma Kolsch e uma Witbier. O kit tem embalagem acartonada, uma ótima opção para presente de final de ano.

Entrega. A entrega dos kits da Cerveja Artesanal “Pavlvs” aconteceu neste sábado, 10 de dezembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

Destinação. Os valores arrecadados com a venda da cerveja são investidos em equipamentos para aprimorar o trabalho no jornal e também em novos projetos da ASPABI. Com os resultados das duas primeiras edições, foi possível atualizar equipamentos importantes da redação do jornal, além da contratação do novo servidor de internet. 

Nesta 3ª edição, o resultado da venda da Cerveja Artesanal “PAVLVS” será destinado à aquisição de um novo computador para diagramação do jornal, edição de imagens e de vídeo.  

Saiba mais

A Igreja e a cerveja: uma santa união! A história da Igreja e da cerveja se encontram em diversos momentos. Para muitos historiadores, a produção de cerveja foi aprimorada na Idade Média, no interior dos mosteiros europeus. Em 2020, o jornal “A Federação” publicou o Especial “A Igreja e a cerveja: uma santa união!”, contando um pouco dessa relação que já dura cerca de mil anos. Confira neste link.

 

Veja também: