Especial Venerável Maria Teodora Voiron: somos chamados a espalhar suas “sementes de santidade”

Um século se passou desde a morte de Madre Maria Teodora Voiron, religiosa da congregação das Irmãs de São José de Chambéry que nasceu na França, veio ao Brasil ainda jovem, viveu em Itu por muitos anos e dedicou sua vida à educação e ao cuidado das meninas e dos menos favorecidos. Pelo que demonstrou em vida, morreu com o reconhecimento pelo povo da época que se tratava de uma “pessoa santa”, pela maneira autêntica que viveu os valores do Evangelho de Jesus.
Nenhum de nós testemunhou o episódio da morte e do sepultamento de Madre Teodora, salvo raríssimas exceções – e talvez nenhuma! Muitos menos tivemos a oportunidade de sermos contemporâneos de sua história de vida. Se hoje nos é possível celebrar as realizações, o legado, as “sementes de santidade” que Madre Teodora nos deixou, é graças a tantas pessoas que preservaram e propagaram – e que ainda preservam e ainda propagam – a história, os valores, as ações, as máximas e tantos ensinamentos deixados pela religiosa que tanto amou a Deus no rosto de seus irmãos.
O Jornal “A Federação” tem orgulho de ser parte dessa história, tendo registrado em suas páginas diversos momentos da vida dessa mulher cristã que foi presença do Cristo para os mais necessitados. Hoje, “A Federação” se junta à congregação das Irmãs de São José de Chambéry, à Diocese de Jundiaí e a toda a Igreja, mas também a tantas pessoas de Itu e de muitos outros lugares, que foram tocadas pelo cuidado amoroso de Madre Teodora em vida e abençoadas por graças alcançadas por sua intercessão.
Com todos eles, queremos continuar a espalhar as “sementes de santidade” deixadas por Madre Teodora. Porque todos nós, de alguma forma, fomos tocados pelo seu exemplo de vida, que nos desafia a cada dia a sermos um pouco mais santos.
Confira abaixo a Edição Especial Venerável Maria Teodora Voiron:
- Especial Venerável Maria Teodora Voiron: somos chamados a espalhar suas “sementes de santidade”
- O testemunho de Madre Teodora permanece vivo – Irmã Luiza Rodrigues ISJ
- Papa Leão XIV participa do centenário
- A bondade misericordiosa de Jesus – Dom Vicente Costa
- Madre Maria Teodora – Jornal “A Federação” (18/07/1925)
- A força oculta do Bem em Madre Maria Teodora Voiron – Dom Arnaldo Carvalheiro Neto
- O chamado ao serviço pela mansidão e humildade – Maria Sílvia dos Santos Costa
- Irmã Maria Teodora – Pe. José Maria Monteiro (08/11/1924)
- Venerável Maria Teodora: cem anos de uma semente que continua a frutificar – Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi
- Venerável Maria Teodora: Intercessora dos Pobres, Testemunha da Fé – Irmã Dolores Lahr ISJ