Padres diocesanos participam do Jubileu dos Sacerdotes em Roma

Com a presença de sacerdotes do mundo inteiro, aconteceu entre os dias 25 e 28 de junho, em Roma, o Jubileu dos Sacerdotes. O evento integra o calendário do Ano Santo 2025 e contou com a presença de dois padres da Diocese de Jundiaí, entre entres padre Fernando Meira, pároco da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, em Itu.
(Foto em destaque: Padre Fernando Meira esteve em Roma para o Jubileu dos Sacerdotes e concedeu entrevista à Rádio Vaticano. / Vatican News)
Durante três dias, os participantes do Jubileu dos Sacerdotes vivenciaram momentos de oração, formação e confraternização, num itinerário espiritual marcado por catequeses, celebrações e peregrinação às Portas Santas.
A Diocese de Jundiaí foi representada pelos padres Milton Rogério Vicente e Fernando Augusto Meira, além do seminarista diocesano Guilherme Henrique Pomilio de Melo, que trabalhou como voluntário no evento.

Entrevista na Rádio Vaticano
Durante sua estadia em Roma, padre Fernando esteve nos estúdios da Rádio Vaticano – Vatican News e concedeu entrevista ao jornalista Silvonei José. Na conversa, padre Fernando falou sobre a experiência de estar no Vaticano celebrando os 25 anos de sua ordenação presbiteral, sua vida como sacerdote e uma mensagem para os “novatos”.
“Há 25 anos atrás, eu vim a Roma com o meu bispo pela primeira vez. Recordo que era o Ano Santo, toda aquela alegria e a presença marcante do Papa São João Paulo II. E, acima de tudo, também aquela alegria das primícias da minha ordenação sacerdotal”, contou padre Fernando.
Perguntado como estava sendo a experiência de participar do Jubileu dos Sacerdotes, padre Fernando disse que “primeiramente, está sendo um convite a agradecer a Deus pela delicadeza do Ministério Sacerdotal, que é especial. Estar a serviço de Deus, Nosso Senhor, e a serviço da Igreja. Ser padre é a minha grande alegria! Retornar a Roma, neste Ano jubilar, me faz abrir um horizonte. Estou aqui celebrando 25 anos e quero voltar quando tiver 50 anos de sacerdócio. Diante dessa proposta da Igreja, pela boca do Santo Padre, que nos chama a ser peregrinos de esperança”.
Padre Fernando também deixou uma mensagem aos seminaristas e aos sacerdotes recém-ordenados: “A vida de um padre, de um presbítero, é pautada na simplicidade, na confiança em Deus, na observância do ordinário. Celebrar, acolher o povo, reunir as comunidades, evangelizar. Ou seja, é fazer o ordinário de uma maneira muito extraordinária. Vale a pena ser padre!”
A entrevista também foi matéria no site Vatican News com o título “Padre Fernando Meira, peregrino de esperança” e está disponível na internet.