Padres diocesanos participam do Jubileu dos Sacerdotes em Roma
Compartilhe

Com a presença de sacerdotes do mundo inteiro, aconteceu entre os dias 25 e 28 de junho, em Roma, o Jubileu dos Sacerdotes. O evento integra o calendário do Ano Santo 2025 e contou com a presença de dois padres da Diocese de Jundiaí, entre entres padre Fernando Meira, pároco da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, em Itu.

(Foto em destaque: Padre Fernando Meira esteve em Roma para o Jubileu dos Sacerdotes e concedeu entrevista à Rádio Vaticano. / Vatican News) 

Durante três dias, os participantes do Jubileu dos Sacerdotes vivenciaram momentos de oração, formação e confraternização, num itinerário espiritual marcado por catequeses, celebrações e peregrinação às Portas Santas.

A Diocese de Jundiaí foi representada pelos padres Milton Rogério Vicente e Fernando Augusto Meira, além do seminarista diocesano Guilherme Henrique Pomilio de Melo, que trabalhou como voluntário no evento.

Padre Milton, padre Fernando e o seminarista Guilherme. (Foto: dj.org.br)

Entrevista na Rádio Vaticano

Durante sua estadia em Roma, padre Fernando esteve nos estúdios da Rádio Vaticano – Vatican News e concedeu entrevista ao jornalista Silvonei José. Na conversa, padre Fernando falou sobre a experiência de estar no Vaticano celebrando os 25 anos de sua ordenação presbiteral, sua vida como sacerdote e uma mensagem para os “novatos”.

“Há 25 anos atrás, eu vim a Roma com o meu bispo pela primeira vez. Recordo que era o Ano Santo, toda aquela alegria e a presença marcante do Papa São João Paulo II. E, acima de tudo, também aquela alegria das primícias da minha ordenação sacerdotal”, contou padre Fernando.

Perguntado como estava sendo a experiência de participar do Jubileu dos Sacerdotes, padre Fernando disse que “primeiramente, está sendo um convite a agradecer a Deus pela delicadeza do Ministério Sacerdotal, que é especial. Estar a serviço de Deus, Nosso Senhor, e a serviço da Igreja. Ser padre é a minha grande alegria! Retornar a Roma, neste Ano jubilar, me faz abrir um horizonte. Estou aqui celebrando 25 anos e quero voltar quando tiver 50 anos de sacerdócio. Diante dessa proposta da Igreja, pela boca do Santo Padre, que nos chama a ser peregrinos de esperança”.

Padre Fernando também deixou uma mensagem aos seminaristas e aos sacerdotes recém-ordenados: “A vida de um padre, de um presbítero, é pautada na simplicidade, na confiança em Deus, na observância do ordinário. Celebrar, acolher o povo, reunir as comunidades, evangelizar. Ou seja, é fazer o ordinário de uma maneira muito extraordinária. Vale a pena ser padre!”

A entrevista também foi matéria no site Vatican News com o título “Padre Fernando Meira, peregrino de esperança” e está disponível na internet.