17  de Janeiro – Ano de 1925
Compartilhe

A Liga Catholica
Essa importante associação catholica celebra amanhã uma pequena festa, que consta de missa com comunhão geral dos sócios, as 6 ½ da manhã, e sermão ás 3 horas da tarde.
Associação essa constituída somente de homens catholicos praticantes, conta ella já, nesta cidade, com perto de quatrocentos associados.
E para nós, que ainda não perdemos a esperança de vermos todos os catholicos se agremiarem e demonstrarem assim unidos a sua força e valor, essa associação constitue uma verdadeira consolação, mais ainda, é um estimulo.
Quão bello é presenciar-se, em cada terceiro domingo do mez, essas centenas de homens, pertencentes ás diversas classes da nossa sociedade, que ali, na histórica igreja do Carmo vão, nas primeiras horas da manhã, dar publico testimunho da sua fé, recebendo a Jesus Sacramentado na meza da Santa Comunhão. E depois, ás tres horas, vel-os de novo reunidos, ouvindo as palavras do seu Director e entoando cânticos de louvor a Jesus nosso Deus e Senhor!
Como é bello, comovedor, edificante, ver nas procissões em que a Liga toma parte, essas centenas de homens, despidos do ridículo respeito humano, sahirem incorporados, ostentando em seus peitos as insígnias da sua congregação.
Tudo isso nos anima, tudo isso nos dá esperança que ainda havemos de ver a nossa Patria grande, forte e respeitada, crescer e progredir sob a sombra bendicta da Cruz, sob o amparo da Igreja de Jesus Christo.
Ahi nessa Liga, composta de catholicos praticantes pertencentes a todas as classes da nossa sociedade, nós vemos o capitalista, o industrial ao lado do pobre e simples operario, diplomados ao lado de rusticos trabalhadores; e ali capitalistas, industriaes, doutores, professores, simples burgueses, pobres, operários; rusticos lavradores, todos se congregam para darem publico testemunho da sua fé.
(…)
Francisco Nardy Filho

Pesquisa – Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.